quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CÂNCER: Meta de Papanicolau atinge 71% em faixa prioritária


Somente no primeiro semestre deste ano foram realizadas pelo SUS cinco milhões e seiscentos mil exames preventivos contra o câncer do colo do útero, o conhecido Papanicolau.  Esse total corresponde a 71 por cento da meta do público prioritário na realização desse tipo de exame, que são as mulheres entre 25 e 64 anos.  A assessora técnica do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Maria Inês Gadelha, explica que o crescimento do percentual depende da validade e qualidade do exame.
A assessora técnica do departamento de atenção especializada da secretaria de atenção à saúde, do ministério da Saúde, Maria Inês Gadelha
"O exame tem essa boa validade de prevenção nessa faixa etária. Não adianta está fazendo na menina de 16 anos ou na senhora de 80 anos. Porque a validade do exame e a sua finalidade não se repete fora dessa faixa etária. E, em segundo lugar, a qualidade do exame. O nosso grande desafio é partir para essa segunda etapa que é da qualidade".
"O fato de já estarmos com setenta e tantos por centos de exames feitos nessa faixa etária já é altamente satisfatório. Porque o padrão da Organização Mundial de Saúde é que um programa de rastreamento cubra 80 por cento da população. Daquela população que se enquadra na faixa etária do programa. Então eu acho que nós vamos conseguir bem antes de 2014 chegar a essa cobertura ótima de 80 por cento".
Para prevenir e reduzir a mortalidade entre as mulheres por causa do câncer de colo de útero, o Ministério da Saúde, lançou, em março deste ano, o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Colo do Útero e de Mama.
Fonte: Agência do Radio

Nenhum comentário:

Postar um comentário