quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Estudantes da Uece participam de projeto na Assembleia Legislativa

Estudantes da Uece
 
Estudantes dos cursos de Geografia e História da Universidade Estadual do Ceará (Uece) conheceram nesta quinta-feira (17/11) as dependências da Assembleia Legislativa. Os alunos participaram do projeto “O Parlamento e sua História”, promovido pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce). Todos foram recebidos no plenário pela deputada Dra. Silvana (PMDB).
A parlamentar disse que mesmo com as dificuldades que os alunos de escola pública têm que enfrentar, “pois não são todos que conseguem galgar um espaço, eles precisam sonhar”. Ela lamentou a retirada das disciplinas de Organização Social e Política Brasileira (OSPB) e Educação Moral e Cívica, que “ensinavam sobre a organização política e valores como ética e família”. “Eram disciplinas interessantes e contribuíam, mas foram utilizadas de forma imoral na época da Ditadura”, lembrou.
Na mesma linha, o professor Eudório Fernandes destacou que o conceito de cidadania abrange três aspectos: família, escola e vida social. “Tem que educar desde cedo. Além do QI (Quociente de Inteligência), tem (o ensino) que envolver outras coisas como o autocontrole e preparar para vida social”, avaliou. Fernandes defendeu a profissão dos historiadores e geógrafos, “tão vital para a contemporaneidade”.
A aluna Vanessa Linhares afirmou que a visita é de suma importância para aproximar a Casa da população. “Viemos para mostrar que temos interesse”, completou. Com ofício em mãos, a aluna reivindicou a inclusão dos cargos de geógrafo e historiador no edital do concurso da Assembleia, lançado desde outubro. Segundo ela, sem a realização de concursos “o mercado fica cada vez mais reduzido”. Ao lembrar que está em debate projeto sobre a criação e emancipação de novos municípios, ela destacou a necessidade de um geólogo.
A parlamentar se comprometeu a entregar o ofício ao presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB) e tentar incluir no edital as duas carreiras.
Os estudantes percorreram as instalações da Casa, conheceram o Complexo de Comissões Técnicas, a Biblioteca César Cals e o acervo histórico e iconográfico do Malce. Em seguida assistiram ao vídeo institucional da Assembleia, no auditório Murilo Aguiar.
Para participar do projeto O Parlamento e sua História, as escolas interessadas devem agendar visita com Socorro ou Germana pelos telefones 3277.3727, 3277.3700 e 3257.8566.

Fonte:Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário