Foto ilustrativa |
De acordo com a Adagri, as barreiras também valem para produtos oriundos desses animais. Os profissionais que atuam nas divisas estão orientados a barrar todos os produtos e animais do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Caso os produtos sejam identificados dentro do Ceará, o Governo do Estado informou que os animais devem ser sacrificados e os produtos incinerados.
Segundo o presidente da Adagri, Augusto Júnior, a única forma dos animais circularem no estado é se estiverem em quarentena observada pelo Mapa. Os estados que atingiram as metas, Ceará, Piauí, Maranhão, Pernambuco e Alagoas, participam do processo de sorologia. De acordo com a Adagri, 241 propriedades foram sorteadas e, a partir da terceira semana de junho, o sangue dos animais deve coletado.
As análises dos animais vão ser enviadas os laboratórios credenciadas pelo Mapa. O trânsito dos animais do Rio Grande do Norte e da Paraíba para o Ceará só deve voltar ao normal quando os dois estados alcançarem o status de zona livre com vacinação da febre aftosa.
Fonte: G1.Ce
Nenhum comentário:
Postar um comentário