sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Campus de Acaraú tem primeira bolsista de Iniciação Científica


Amanda Lídia de Sousa Paula
        
         O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) terá sua primeira bolsista de Iniciação Científica, a aluna Amanda Lídia de Sousa Paula, do segundo semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A aluna foi selecionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico –PIBIC/CNPq.
        A seleção deu-se por meio da aprovação do projeto “Estudo aplicado à recuperação do ecossistema manguezal no município de Acaraú”, que Amanda elaborou sob a orientação da professora Rafaela Camargo Maia, da área de Biologia do campus de Acaraú.
         O referido projeto tem como objetivo geral fornecer subsídios para recuperação do ecossistema manguezal no município de Acaraú, por meio da caracterização vegetal e dos padrões de zonação das áreas remanescentes e avaliação das taxas de crescimento e sobrevivência das espécies de mangue em plantio experimental.
Fonte Blog do IFCE /Campos  Acaraú

Um comentário:

  1. O Ecossistema manguezal, bercario natural das criaturas marinhas, vem ao longo da historia sendo degradado e devastado por varias intervencoes antropicas. A priore pela ocupacao das cidades, e mais recentemente pelas atividades economicas vinculadas a carcinicultura.Entre outras das quais se fosse citar, nao caberia neste espaco.
    Projetos desta natureza devem ser incentivados e motivados,uma vez que o manguezal tem funcao preponderante nos ciclos e sistemas que envolvem um complexo "sistema vivo". Devastar o manguezal representa desestruturar a vida no mar.

    ResponderExcluir