Novas blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra mobilizaram Fortaleza nos dias 16, 17 e 18 de novembro, totalizando 291 veículos vistoriados e oito multados. Na ocasião, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente, por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), realizou a operação em três pontos de Fortaleza com o objetivo de coibir a emissão da fumaça negra de veículos movidos à diesel tais como ônibus, caminhões e transportes alternativos que apresentavam poluentes superior a 60% de preto, de acordo com a Escala de Ringelmann.
As fiscalizações ocorreram na Avenida José Bastos (Rodolfo Teófilo), Rua Demétrio de Menezes (Antonio Bezerra) e Avenida João Pessoa (Parangaba), respectivamente. Os veículos foram vistoriados através da Escala de Ringelmann, que mede o índice de fumaça negra a partir de cinco colorações, variando de cinza claro ao preto total. As emissões de 20% e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60%, 80% e 100% o veículo é multado.
De acordo com a Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007 da Semace, os veículos irregulares têm 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede da instituição para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro tem o benefício da redução de 50% do valor da multa, que pode variar de R$ 1.174 a R$ 4.696.
As ações contaram com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza.
Evite a Fumaça Negra
Mantenha sempre o veículo regulado de acordo com as especificações do fabricante. Além de reduzir a poluição, prolonga-se a vida do motor e economiza-se combustível.
Evite acelerar seu veículo desnecessariamente, principalmente quando parado no tráfego.
Fique alerta para o período de troca do filtro de ar.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Semace
Nenhum comentário:
Postar um comentário