sábado, 19 de novembro de 2011

Centenas de pessoas participam do 'Brasil Sem Cigarro' em Fortaleza


Centenas de pessoas foram à Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, na manhã deste sábado (19) para dizer não ao cigarro. Elas participaram da campanha Brasil Sem Cigarro, exibida no Fantástico e realizada em parceria com o Sesi e Instituto Nacional do Câncer.
Os participantes receberam dicas do Dr. Dráuzio Varella e outros especialistas para ajudar a combater o vício. “Tenho a característica de ter vivido os dois lados do balcão: do lado do usuário, que eu fui por muito tempo, e do lado da atividade médica, que eu vi as piores doenças que cigarro pode causar”, diz o médico.
Os fumantes também fizeram testes de capacidade respiratória e nível de dependência do cigarro. Quem já se livrou do vício também contou sua história de superação. “Depois de largar o vício melhorou 100% minha respiração, a parte aeróbica, toda a minha saúde. Agora consigo respirar sem culpa”, diz a pedagoga Maria Lúcia Bezerra, que foi fumante durante 10 anos.
 ambém participaram do evento fumantes passivos, pessoas que convivem com fumantes e se expõem à fumaça do cigarro. “Aqueles que se expõem à fumaça do cigarro do outro também corre o mesmo risco de ter as doenças típicas do cigarro, como enfisemas pulmonares, bronquite, infarto e o câncer de pulmão também”, explica a médica Pena Uchôa.
Durante a campanha Brasil Sem Cigarro em Fortaleza, várias pessoas prometeram parar de fumar. A comerciante Ana Célia convenceu o marido a largar o vício mais vez, desta vez ela espera que seja definitivamente. “Tem dia que ele deixa de fumar, depois volta de novo, é assim. Agora espero que ele deixe realmente.”
Fonte: G1ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário