sábado, 17 de março de 2012

Placas das motos vão ter tamanho maior a partir de 1º de abril

A atual medida de 136 mm x 187 mm passará para 170 mm x 200 mm
 Quem vai adquirir uma motocicleta, fabricada a partir do dia 1º de abril, terá um novo modelo de placa. A identificação vai ser maior, em altura e largura. A atual medida de 136 mm x 187 mm (milímetros), depois de abril, passará para 170 mm x 200 mm. A placa continuará sendo obrigatoriamente confeccionada com película refletiva.

A decisão faz parte da resolução nº 372, de 18 de março de 2011, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão ligado ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Pela medida, a placa dos carros continua do mesmo tamanho - 130 mm x 400 mm -, mas todas devem ser fabricadas com película refletiva. A identificação apenas pintada não poderá ser mais utilizada.

Os novos modelos deveriam ter entrado em vigor já no dia 1º de janeiro. Mas, uma deliberação do Contran, no fim do ano passado, esticou o prazo para abril, a fim de que os órgãos de trânsito e os fabricantes fizessem as adaptações necessárias. As mudanças pretendem contribuir para a fiscalização e a segurança no trânsito.

“Se a gente amplia a área visualizada, melhora a qualidade de captação”, defende o chefe da unidade de vistoria veicular do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), Sebastião Pinheiro. Ele se refere ao trabalho dos agentes na hora de registrar as infrações e ao mecanismo de captação dos fotossensores. “Fica difícil ler algumas placas de motos”, explica.

Além disso, ele acredita que a placa com película refletiva pode contribuir para evitar acidentes. “À noite, essa placa reflete mais e facilita a visão do outro condutor”. O Detran autoriza e indica a numeração da placa. Já a fabricação é de responsabilidade de empresas especializadas.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário