quarta-feira, 23 de maio de 2012

GLAUCOMA: Saiba mais sobre a doença que afeta cerca de 900 mil brasileiros‏


O Dia Nacional de combate ao glaucoma será lembrado no próximo dia 26. A doença, que afeta a visão e pode até levar a cegueira, atinge atualmente cerca de 900 mil pessoas em todo o Brasil.  O coordenador executivo da UNIRR, União Inclusão em Redes e Rádios e gerente nacional de programação da Rádio Globo, Marcus Aurélio de Carvalho, nasceu com o problema nos dois olhos e atualmente só tem 10 por cento da visão do olho esquerdo. Ele conta que, mesmo com as limitações severas provocadas pelo glaucoma, foi possível alcançar sucesso profissional e pessoal: coordenador executivo da UNIRR, União Inclusão em Redes e Rádios – Marcus Aurélio de Carvalho explica :
"Eu diria que em resumo são três os segredos. Primeiro eu nunca fui de me abater, sempre fui um otimista. Eu digo na abertura do meu programa na Rádio Globo. Rádio é para ser feito com raça. Mas na verdade o bordão deveria ser: Vida é para ser feita com raça e otimismo. Esse é o motivo um. Um otimismo militante um otimismo com raça. Motivo dois, minha família nunca me tratou como coitadinho e isso me ajudou muito. Quando tinha que dar bronca, dava bronca, quando tinha que puxar a orelha, puxava a orelha. Motivo três, na escolha eu fui treinado para o mundo real".
 Mas há possibilidades de tratar o problema. O chefe do setor de glaucoma do Grupo Hospitalar Conceição do Ministério da Saúde, Egideu Picetti, alerta que a melhor medida é a prevenção:
"Todo e qualquer paciente acima da 40 anos de idade têm que ir ao seu oftalmologista, pedir para olhar o nervo e medir pressão intraocular. São duas coisas fundamentais. E essa é a forma mais importante preventiva". 
O Ministério da Saúde oferece gratuitamente a consulta, reavaliação e colírios para o tratamento do glaucoma no Sistema Único de Saúde.

Um comentário:

  1. Normal stress glaucoma or normal strain glaucoma happens when there is optic neural damage. Sometimes, this kind of glaucoma is also known to as low stress or low demand glaucoma.

    Ophthalmology

    ResponderExcluir