As chamas tomaram conta do
galpão que
tinha estoque de tênis FOTO:
RAFAEL VICTOR
|
O coronel explica que, por conta do engarrafamento da região Metropolitana de Fortaleza (RMF), houve uma demora para a chegada das unidades no local. "Até perto do Pecém, a locomoção foi bastante lenta devido ao trânsito e os veículos pesados que nós guiamos. Quando chegamos ao local, as equipes das outras cidades, assim como da própria Prefeitura, já estavam lá", destacou Sérgio Gomes.
Sem feridos
Conforme o coronel, o incêndio foi de grandes proporções, mas ninguém ficou ferido. O local servia apenas para estoque e ficou com a estrutura completamente perdida. "Nós iremos demolir o que restou do galpão e fazer uma limpeza no local para, após esses procedimentos, entregá-lo de volta à empresa". O coronel afirma que haverá uma limpeza no terreno ao redor da fábrica, já que é próximo da vegetação.
O fogo foi controlado por volta das 11horas de ontem. Os moradores contam que ficaram atordoados com as chamas e fumaça expelidas. A estudante Lidiane Teixeira lembra que acordou com sua mãe chamando, avisando que a fábrica estava sendo incendiada.
"Eu fiquei bem atordoada, moramos relativamente perto da Dass e temos conhecidos que trabalham na fábrica. Quando olhei para fora de casa só podia ver uma fumaça escura tomando conta de tudo", disse a jovem.
O fotógrafo Rafael Victor lembrou que o Município não possui Corpo de Bombeiros, apesar de a Prefeitura ter doado o terreno para o Estado do Ceará no dia 9 de setembro de 2009.
Renovação do prazo
Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura, André Lima Oliveira, a lei a qual o fotógrafo se refere é a Lei 064/2009, que autoriza o poder executivo à doação de terreno ao Estado do Ceará para ser destinado ao Corpo de Bombeiros. Segundo a documentação oficial, o terreno fica no Bairro Júlio, e tem área de 1159m.
"Mesmo que o prazo estipulado na lei para utilização, previsto no artigo 4º, ser de 2 anos, e já se encontrar com praticamente três anos, portanto vencido, o Município de Itapipoca tem interesse em renovar o prazo por igual período se realmente o Governo do Estado do Ceará tiver interesse em realmente executar a finalidade prevista nesta Lei Municipal, ou seja, construção de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Itapipoca que servirá também para toda a região do Vale do Curu", afirmou o secretário.
Burocracia
De acordo com o comandante da Corporação, coronel Heraldo Pacheco, houve problemas burocráticos que levaram à demora da resolução desse pedido. "Além disso, não existiam homens efetivados que pudessem ser enviados para lá", afirma.
As investigações sobre o motivo do incêndio continuam, porém, alguns trabalhadores apontam que teria sido um curto circuito na fiação. O coronel Sérgio Gomes diz que as causas do incêndio serão divulgadas apenas após o laudo da perícia.
Fonte: Portal Diário do Nordeste Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário