Historiador José de Fátima e Pe. Ailton Ramos coordenador |
Hoje a Radio Liberdade de Itarema 1250KHZ, em seu programa religioso Oração da manhã que vai ao ar de segunda a sabado das 06 as 6;30 da manhã e aos domingo de 06 as 08horas, sendo apresentado atualmente pelo historiador de Itarema e diretor do museu municipal Vicente de Paula Rios sr. José de Fátima, relatou a historia da igreja de almofala desde o inicio até os dias de hoje contou com a participação dos ouvintes, Pe. Ailton Ramos coordenador do evento, Pe. José Raimundo de Oliveira Ex- Vigario de Almofala e quem criador da Paroquia de Nossa Senhora da conceição, Pe. João Batista Paroco de Itarema .
O Pe. José Borges de Novais, auxiliado pelos Índios Tremembé, mais ou menos por volta de 1697, construiu de taipa e coberta de palha, a primeira capelinha. Exatamente onde se ergueu o vetusto e pitoresco templo consagrado a Nossa Senhora da Conceição de Almofala e inaugurada em 19 de Outubro de 1712. Sendo próxima ao mar, e situada numa grande região de dunas, não foi empecilho para que a vila crescesse.
Em 1897, os ventos marinhos começaram a soprar levando areia de uma duna móvel. O leste da capela começou a cair, sofrendo pelo peso de uma enorme quantidade de areia que também avançava por toda vila. Visto como um fato sem solução na época, já que o avanço de areia se fazia constante a vila passou a perder habitantes, enquanto o salgado pó marinho transformava Almofala em cidade fantasma, e corria para dentro da igreja até soterrá-la por completo. Durante 45 anos, permaneceu soterrada a nobre igreja. Onde visitada vez ou outra para ver o capricho do vento que deixava uma parte de sua torre à vista. Todo material de cobertura já arriada e destruída. A beleza de alvenaria barroca, no entanto resistente foi preservada e em 1941 a duna começou a ser retirada concluindo para sempre o trabalho em 1943.
Essa é a primeira Igreja construída no Estado do Ceará em honra a Nossa Senhora da Conceição, e a segunda mais velha. É de uma beleza única, construída de alvenaria em estilo barroco raro. Foi tombada e recuperada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1979 (1982?).
Nenhum comentário:
Postar um comentário