terça-feira, 11 de setembro de 2012

Cidade Filhote de baleia encalha no litoral de Fortaleza Redação Web | 16h16 | 11.09.2012


Um filhote de baleia da espécie "Cachalote" foi regastado na tarde desta terça-feira (11), no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, após encalhar diversas vezes durante o dia. Em uma das vezes, o filhote havia sido devolvido ao mar por pescadores, mas voltou a encalhar horas depois. Biólogos e veterinários da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) estão no local e monitoram o animal, mantido por flutuadores.

A baleia mede cerca de três metros e pesa uma tonelada Foto: JL Rosa

Segundo Vitor Luz, veterinário da Aquasis, após o resgate, o animal foi avaliado para constatar seu estado de sáude. "O filhote está bastante estressado, mas sua situação nutricional é consideranda boa. Ele apresenta apenas escoriações leves ocasionadas pelo atrito com a areia da praia", disse Luz.
A baleia mede cerca de três metros, pesa uma tonelada e tem menos de um mês de vida. "Acreditamos que o filhote esteja perdido, vamos liberá-lo e esperar que ele encontre o seu grupo, caso contrário, suas chances de sobrevivência são mínimas devido o seu pouco tempo de vida", afirmou o veterinário.  

A previsão da Aquasis é de que a baleia seja mantida nos flutuadores até a manhã desta quarta-feira (12), quando será colocada por guindastes de uma embarcação de volta ao mar.
De acordo com a coordenadora do projeto Manati, Carol Meireles, existe a possibilidade de que outras baleias da mesma espécie estejam no local. "Queremos devolver o filhote perto da concretação dessas baleias, assim a readaptação será mais fácil", destaca.
Fonte: Diário do Nordeste Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário