quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Três pessoas são presas por adulteração de provas no caso das fraudes em licitações no município de Trairi

Igreja Matriz de Trairi
 Três pessoas foram presas, nesta quinta-feira, 13, em Trairi, cidade localizada a 123 Km de Fortaleza, acusadas de fraudes em licitações detectadas por uma operação iniciada na semana passada e coordenada pelo  Ministério Público e polícias Militar e Civil.
Segundo o promotor de Justiça daquele município, Igor Pereira Pinheiro, o motivo da prisão foi a adulteração de documentos que servem de prova no processo contra os acusados.
“O juiz expediu quatro mandados. Três pessoas foram presas e um ainda está foragido. Eles são acusados de manipular as provas que confirmam as fraudes nas licitações em Trairi”, informou Igor. 
De acordo com o promotor de Justiça, foram presos José Eloisio Maramaldo Filho, Caroline Gondim Lima, e Gabriela Chaves Souza. Já Neio Lúcio Ferraz Passes está foragido. “Eles irão responder por formação de quadrilha, falsidade ideológica e fraude contra a licitação, ferindo o artigo 288 e 299 do Código Penal e artigo 90 da lei 8.666”, explicou.
De acordo com Igor Pereira, eles vão se juntar a outras pessoas detidas na semana passada. Todas são direta ou indiretamente ligadas ao governo de Trairi. “São membros da comissão de licitação, advogados e ex-secretários do município. Eles assinavam documentos em branco e depois burlavam os valores da licitação. Foram desviados R$ 19,6 milhões entre 2010 até 2012”, afirmou o promotor.
Até o momento, 14 acusados continuam presos. Segundo o promotor, o ex-contratado da Prefeitura, Neio Lúcio Ferraz Passes e o procurador jurídico municipal, Guilherme Araripe Nogueira continuam foragidos.
No último dia 5, foram expedidos 16 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão pelo juiz auxiliar de Trairi, Fernando Teles. Segundo o MPE, os acusados cometeram crimes contra a administração pública, fraudes em processo licitatórios, formação de quadrilha, condescendência criminosa e falsidade ideológica
/
fONTE: dIÁRIO DO nORDESTE oNLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário