O
Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
(SDA) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI), informa
que A VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA SEGUE ATÉ O DIA 30 DE NOVEMBRO.
A meta nesta etapa é vacinar mais de 95% do rebanho. Na primeira etapa, em
junho, foram imunizados mais de 93% do rebanho, ou seja, cerca de 2,5 milhões
de animais de um total de 2,7 milhões foram vacinados.
Vacinação
Os produtores devem procurar as lojas veterinárias para comprar as doses da vacina para o rebanho e solicitar a nota fiscal. A multa para quem não vacinar o rebanho ainda é de R$ 13,43 por cabeça. A declaração de vacinação deve ser feita nos escritórios da ADAGRI e da EMATERCE.QUEM DEIXAR PARA ÚLTIMA HORA PODERÁ NÃO ENCONTRAR MAIS VACINA E TER QUE SE DESLOCAR PARA OUTRO MUNICÍPIO. Vacinação não comprovada no tempo hábil de 15 dias deixa o criador inadimplente igual aquele que realmente não tenha vacinado, por isso passível de multa. É bom lembrar, ANIMAL NÃO VACINADO NÃO PODERÁ SER TRANSPORTADO, consequentemente, não poderá ser comercializado, pois a emissão de GTA, documento obrigatório no transporte de animais, só pode ser emitido comas duas últimas vacinações comprovadas e registradas na ADAGRI.
FebreAftosa
A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por vírus de rápida multiplicação. O animal infectado apresenta feridas na boca, nos lábios, tetas e nos cascos. Os bichos também se afastam do rebanho, babam, não comem e não bebem água.
O último caso registrado de febre aftosa em território cearense foi em 11 de abril de 1997, no município de Porteiras na região do Cariri.
Fonte: Médica Veterinária da ADAGRI em Marco: Iracelma Arruda 88 36641371
Nenhum comentário:
Postar um comentário