segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Irmãs Lourdinas de Camocim, emcerra semana Missionária com uma missa de consagração dos Votos Perpétuos de duas Irmãs:


A paroquia de Camocim, após uma  Semana Missionária Lourdinas, com a imagem peregrina de Lourdes, como   preparação para a festa de consagração dos Votos Perpétuos das Irmãs. No sábado ultimo (02), as religiosas: Antonia Avelino de Carvalho e Maria Ivanilda Sousa Senna do Instituto das Irmãs da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes (Irmãs Lourdinas) professaram os votos perpétuos de pobreza, obediência, castidade e zelo pelo carisma da Congregação. Também por ter encerrado o noviciado, a  Irmã Antonia Francilene da Siva emite votos simples de pobreza, castidade e obediência.

A celebração foi na igreja de São Francisco, áerea missionária de Nossa Senhora de Fatima, paroquia Bom Jesus dos Navegantes às 17h Presidiu a celebração  o Bispo diocesano Dom Xavier, concelebrantes, Padres Cleando, Redentorista, filho de Camocim,  e o  Pároco Padre Evaldo Caneiro.

No ano em qua a congregação completa 150 anos de missão. Conheça um pouco da historia das Lourdinas: 


A Congregação das Irmãs Lourdinas foi fundada em Garaison - Altos Pirineus ao Sul da França no dia 15 de dezembro de 1863, tendo como fundadores: Madre Maria de Jesus Crucificado e Padre Jean Luiz Peydessus. Esta, com mais duas companheiras, Elise Abadie e Jeanne Marie, fizeram a Profissão Religiosa professando os votos de pobreza, castidade e obediência.
A Congregação cresceu e se expandiu. Nesta época, um grande número de peregrinos se dirigia a Lourdes para ali renovar sua fé e esperança. Motivada pela espiritualidade da gruta. Madre maria de Jesus Crucificado, procurou dar uma resposta atendendo as necessidades do momento.
No dia 2 de julho de 1870, a Madre, com mais quatro irmãs, instalaram-se numa pequena fazenda de Lourdes que ela mesma tinha comprado. Seria lá a primeira casa pertencente ao Instituto.

Espiritualidade (Eucarístico Marial)

Em Lourdes, o enfermo, o pobre, o rico, o sábio e o humilde são acolhidos como Bernardette. São "olhados como pessoas" e convocados à comunhão. As Irmãs Lourdinas são interpeladas a sinalizar a esperança e o amor salvífico, gratuito e incondicional de Deus que veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

Missão

O Instituto procura responder aos apelos da Igreja nos tempos atuais, cumprindo assim a sua missão específica de ser sinal de Vida e Esperança, num amplo leque de obras apostólicas: Retiros, Educação, Obras sociais, Missões, Assistência as famílias, Hospitalidade, Cuidado aos doentes, Pastorais paroquiais etc.


Confira a Celebração:

Imagem peregrina de N.S. de Lourdes
Provincial Irmã Suely e Irmã Ivone Aguiar
Brasão em comemoração ao 150 anos
Bispo diocesano Dom Xavier

Profissão dos votos perpétuos Irmãs.

Antonia Avelino de Carvalho e

Maria Ivanilda Sousa Senna
Momento da benção
momento do juramento
Irmã Antonia Francilene da Siva

Irmã Tereza Aguiar. Érica de Paula da Radio Liberdade
de itarema, Irtmã Blandine e Irmã Tereza
Confraternização
Irmã Ivone Aguiar e as Irmãs Capuchinha
                                As Irmãs Antonia Francilene da Siva
                   Antonia Avelino de Carvalho e
                    Maria Ivanilda Sousa Senna

Nenhum comentário:

Postar um comentário