quarta-feira, 15 de maio de 2013

Deputado Duquinha comemora projeto que cria Fundo de Apoio à Cultura do Caju

O deputado Manoel Duca (PRB) comemorou, durante o segundo expediente da sessão plenária desta quarta-feira (15/05), a aprovação do projeto de lei que autoriza a criação do Fundo de Apoio à Cultura do Caju (Funcaju). Conforme destacou o parlamentar, o projeto, de autoria do ex-senador cearense Luiz Pontes, demorou 13 anos para ser aprovado pelo Senado. O deputado agradeceu o apoio do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), “a quem devemos essa força para que o projeto fosse aprovado”.
Segundo destacou Duca, o intuito do Fundo é desenvolver a cajucultura. “São mais de 332 mil hectares plantados no Ceará. O setor é estratégico para o desenvolvimento da economia do Nordeste e, por isso, deve ser fomentado com fundo próprio. O nosso caju é aquela pepita de ouro bruto”, considerou. Ele acrescentou que a indústria do caju corresponde a 11,46% do total exportado no Ceará, ficando atrás apenas da empresa calçadista.
No entanto, o parlamentar lembrou que a produção de caju vem sendo prejudicada devido à escassez das chuvas. “Em 2011, nós tivemos 11.700 toneladas de castanha de caju; ano passado caiu 70%: aproximadamente 38.500 mil toneladas. Com essa segunda seca seguida, a estimativa é que não atinja nem 35 mil toneladas”, avaliou.
Com a seca enfrentada pelo Estado, o deputado teme que o Piauí passe o Ceará na dianteira da produção de caju. “Aqui diz que o projeto prevê contribuições, doações, recursos advindos de convênios, rendimentos e aplicações. Mas nós queremos uma coisa mais substancial, para que chegue ao campo, realmente, uma força para que o nosso agricultor consiga viver do caju”, disse. Por fim, o deputado elogiou a Revista Plenário, “que destacou a seca no nosso Estado do Ceará”.
Em aparte, o deputado Danniel Oliveira (PMDB) também elogiou a aprovação do projeto. “Vamos esperar a sanção presidencial”, disse. O deputado Welington Landim (PSB) destacou a importância da cajucultura na exportação cearense. “É importante que tenha um deputado que defenda os interesses da cultura tradicional que é a cajucultura”, disse.
RW/JU


Fonte: Agência de Notícias da Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário