terça-feira, 4 de junho de 2013

Tradicional festa junina gera briga entre padre e fiéis em Farias Brito no Ceará


Os moradores de uma vila rural da cidade de Farias Brito, a 481 km de Fortaleza, dizem não poder realizar a tradicional festa do pau da bandeira de Santo Antônio porque o pároco local é contra. Segundo eles, o padre cortou a madeira que serviria de sustentação para a bandeira e trancou a igreja de Reriutaba, onde acorreriam os festejos.
O padre Adalmiran Barbosa afirma que as medidas foram tomadas em consenso para evitar o consumo exagerado de bebidas e de drogas, além do desmatamento da região. Quanto ao fechamento as portas da igreja, ele justificou que fez isso por segurança.
Na noite de terça-feira, quando seria realizado o novenário de Santo Antônio, a Igreja estava fechada e os fiéis celebraram sozinhos, do lado de fora. “Desde o ano passado que ele [o padre] vem ameaçando acabar com as tradições da gente e foi isso que revoltou”, disse uma das organizadoras da festa, Uberlita Correia de Menezes.
Morador de Farias Brito há quatro anos, o carioca Ricardo Félix se disse surpreso com a decisão do padre. “É primeira vez que vi isso na minha vida e espero que mude”, disse. A bandeira de Santo Antônio foi pendurada na torre da igreja.
Barbalha
A principal festa do Pau da Bandeira do Ceará ocorre na cidade de Barbalha, também no Cairiri. O carregamento do Pau da Bandeira é um dos momentos mais esperados da festa e acompanhado por uma procissão de pessoas e “solteironas” que buscam tocá-lo para “sair do caritó”.

Um mastro de cerca de 23 metros e mais de duas toneladas, transportado ao longo de seis quilômetros nos ombros de 200 carregadores, como forma de penitência e tradição, é fincado no patamar da Igreja Matriz de Barbalha.
De acordo com a organização do evento, a expectativa é que 500 mil pessoas participem dos festejos de Santo Antônio de 1° a 13 de junho, dia do santo.

Fonte: G1Ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário