terça-feira, 17 de setembro de 2013

IFCE divulga nota sobre agressão a alunos no campus de Umirim

A reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE) vem a público lamentar o fatídico episódio da agressão sofrida por um dos alunos do campus de Umirim, na terça-feira, 10, em ato praticado por dois detentos foragidos da cadeia pública daquele município.
Ao mesmo tempo, solidarizamo-nos com a família do aluno e a comunidade acadêmica do campus de Umirim, bem como tornamos públicas as providências tomadas por esta gestão para dar assistência ao discente e evitar que tais fatos se repitam:
1. Imediatamente após o fato, o estudante foi assistido pelo diretor-geral do campus de Umirim, Anderson Ibsen Lopes de Sousa, para atendimento médico, realização de exame de corpo de delito e prestação de boletim de ocorrência no próprio município.
2. Logo após o fato, a Polícia Federal foi acionada pela chefia de gabinete da reitoria, a fim de iniciar as investigações do caso.
3. A reitoria e a direção-geral do campus de Umirim acompanharam o trabalho da Polícia e foram informados, ainda no mesmo dia, que os criminosos foram recapturados e presos.
4. A fim de oferecer melhores condições de assistência ao aluno, no mesmo dia, o pró-reitor de Ensino do IFCE, Reuber Saraiva de Santiago, e a diretora de Assuntos Estudantis, Elenilce Gomes de Oliveira, se dirigiram até Umirim e trouxeram o estudante para a realização de novos exames médicos no Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza.
5. Como os exames não detectaram nada de mais grave, o aluno foi reconduzido até Umirim, onde ficou na companhia de um professor da instituição até a chegada de seu pai. Nos próximos dias, o estudante receberá assistência psicológica por parte do IFCE, de forma a diminuir o trauma pelo lamentável ocorrido.
6. Para garantir a segurança dos alunos, a direção-geral do campus de Umirim, com o aval da reitoria, decidiu pela suspensão temporária das aulas até esta sexta-feira, 13.
7. Outra providência tomada pela direção geral do campus foi desativar, temporariamente, o alojamento invadido pelos criminosos e realocar os alunos internos em um bloco administrativo.
8. Na quinta-feira, 12, o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, foi até Umirim e reuniu-se com o diretor-geral Anderson Ibsen Lopes de Sousa, para acompanhar as providências relativas ao caso, e comprometeu-se a buscar as autoridades de segurança do Estado.
9. Também no mesmo dia, a reitoria do IFCE assinou ofício, direcionado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), solicitando recomposição do orçamento do campus de Umirim para o exercício de 2013, de forma a realizar obras de melhorias na infraestrutura daquele unidade de ensino, com a construção de um novo alojamento para alunos. O documento foi entregue em Brasília/DF pelo pró-reitor de Administração e Planejamento, Tassio Francisco Lofti Matos, na segunda-feira, 16.
10. Na sexta-feira, 13, a reitoria do IFCE enviou ofício à Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), solicitando o reforço na segurança da região onde está situado o campus de Umirim, de forma a evitar fugas de detentos da cadeia pública daquele município e a garantir a tranquilidade de nossos alunos em continuar estudando no campus.
11. Ainda na sexta-feira, 13, a reitoria providenciou ofício à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), solicitando reforço no policiamento da área do campus.
12. Na segunda-feira, 16, o campus de Umirim começou a instalação de um portão, de forma a isolar a área do antigo alojamento dos alunos, de forma a aumentar a sensação de segurança da comunidade.
13. No mesmo dia, a reitoria manteve contato telefônico com a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), obtendo o compromisso deste órgão de que medidas serão tomadas para evitar novas fugas da Cadeia Pública de Umirim.
14. Ainda na segunda-feira, o reitor Virgílio Araripe reuniu-se com o prefeito do município, José Silva (“Zé da Marieta”), o qual se comprometeu a também agir para melhorar as condições de funcionamento do campus com as seguintes providências:
a) limpeza do terreno do campus; b) melhoraria da iluminação externa do campus; c) oferta de transporte escolar aos alunos, saindo da sede do município até a parte interna do campus; d) intercessão junto ao comando do policiamento no município, solicitando reforço no patrulhamento do campus.
15. Até a sexta-feira, 20, a reitoria garante instalar novos refletores de iluminação na parte interna do campus e aumentar o número de vigilantes na unidade.
Por fim, a gestão informa a toda a comunidade acadêmica de Umirim que continuará acompanhando as investigações do caso e que não economizará esforços, no sentido de prover perfeitas condições de ensino, aprendizagem e trabalho a nossos alunos e servidores, com segurança e tranquilidade, de forma a garantir um clima harmônico naquela unidade de ensino.
Em 16 de setembro de 2013,
Virgílio Augusto Sales Araripe
Reitor do IFCE

Fonte: Blog Roberto Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário