quarta-feira, 16 de março de 2011

Manoel Duca cobra medidas para evitar acidentes nas estradas



Dep. Manoel Duca (PRB)

O deputado Manoel Duca (PRB) cobrou nesta quarta-feira (16/03), em plenário, medidas para coibir os possíveis “excessos” causadores de acidentes nas estradas. Segundo ele, dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostraram que, em 2010, as motos provocaram mais acidentes com mortes do que os carros nas rodovias federais.

O parlamentar afirmou que no carnaval deste ano, apesar da redução nos atendimentos, chamou atenção das equipes do Instituto José Frota (IJF) pela gravidade nos casos. Somente nos quatro dias da festa, as ocorrências de trânsito lideraram as estatísticas com 245 atendimentos. As provocadas pelos motociclistas somaram 126 atendimentos.

De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 83 pessoas morrem por dia no Brasil em acidentes de moto. Em 2010, segundo informou o deputado, 76 pessoas já morreram em acidente de moto nas BRs, enquanto 57 foram vítimas de automóveis. Comparando a 2009, os casos envolvendo acidentes com motocicletas registraram alta de 117%.

Ele apontou o aumento de motos circulando em alta velocidade em estradas e vias públicas como uma das principais causas dos acidentes. “O fato negativo é que paralelo a facilidade de aquisição, estão variáveis como condução por motoristas não habilitados e a falta de capacete.”

Em cidades com fiscalização de trânsito ineficaz, por exemplo, é comum a utilização do veículo por jovens “que se exibem em alta velocidade irresponsavelmente”, assinalou o parlamentar. Dados da PRF indicam que a maioria dos acidentes ocorre por imperícia ou imprudência do guiador.

De acordo com Manuel Duca, estimativas do Denatran indicam que o País gasta cerca de R$ 28 bilhões por ano com acidentes envolvendo motos. Outro agravante em relação às motos é que os acidentes causam mais danos físicos. Dos acidentes com carros, 93% não apresentam vítimas.

Para tentar diminuir esses números alarmantes, o deputado sugeriu medidas como maior rigor com os testes efetuados pelos motociclistas, quando da retirada de suas habilitações; intensa fiscalização no uso do capacete, principalmente em cidades do Interior e campanhas publicitárias de prevenção.

Em aparte, o líder do Governo, deputado Antonio Carlos (PT), reforçou a preocupação de Duca, sinalizando que a tendência é aumentar o número de motos no Estado, devido aos baixos custos dos veículos. “Isso é uma preocupação nacional”, disse, destacando a importância de campanhas de conscientização dos motoristas.

O deputado Professor Pinheiro (PT) ponderou que os municípios estão fazendo uma fiscalização mais rigorosa, fato comprovado pela redução do número de traumas na cabeça.
fonte blog do Macario Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário