quarta-feira, 30 de março de 2011

Amontada está de luto, morre o radialista Raimundo Cipriano, Autor dos Hinos de Irauçuba, Amontada e Tejuçuoca




O Poeta e Radialista Raimundo Cipriano, natural da cidade de Amontada no Ceará, faleceu na manhã desta terça-feira, 29 de Março de 2011 em Fortaleza, vítima, de acordo com as primeiras informações, de complicações do diabetes. Raimundo Cipriano era deficiente visual e encantava a todos desde tenra idade com seu talento para a poesia e a música. Autor do Hino Oficial de Irauçuba, Raimundo Cipriano foi um compositor genial e que ao longo de seus 74 anos de existência viveu intensamente as transformações políticas, administrativas, sociais e antropológicas. Acompanhou ativamente dezenas de campanhas eleitorais, coordenando as mesmas, criando jingles e machinhas eleitorais bem humoradas e brindando a todos com seu discurso popular que o aproximava da massa. Morre o homem não a idéia, imortalizado por sua obra partiu tendo tecido o fio de sua história com verso e prosa. Deficiente visual mas que tinha uma visão espiritual de causar imveja.. que Deus conceda um eterno repouso.....


Homenagem a Raimundo Nonato Cipriano
E. E. F. M.A de Amontada

  BIOGRAFIA 

Raimundo Nonato Cipriano nasceu em Amontada em 07 de Dezembro de 1935 filho de João Cipriano e Francisca Marfim Cipriano.
Perdeu a visão aos 03 anos de idade acometido de sarampo.
Aos 05 de Agosto de 1948 fez suas primeiras letras no Instituto dos Cegos do Ceará.
Estudou as quatro séries ginasial no Rio de Janeiro no Instituto Benjamim Constant sob a tutela do Pe. Oscar Peixoto e Pe. Pedro Victorino Dantas.
Retorna ao Ceará e começa Serviço de som do Sr. Fransquinho Eufrásio em Campanha Política para eleger o Brigadeiro Eduardo Gomes para Presidente da República em 1950.
Em 1956 volta ao Rio de Janeiro para tratar da vista encaminhado por Dr.  Antônio Perilo Teixeira.
Retornando a Itapipoca ficou trabalhando para o Dr. Antonio Perilo Teixeira em Campanha política de 1958 no Serviço de Auto Falante Imperatriz.
Em 1959 foi trabalhar em Irauçuba a convite do 1º Prefeito eleito Valmar de Andrade Braga e esteve até 1998, como funcionário nomeado da Prefeitura.
Em 1962 iniciou no Rádio Tupinambá de Sobral como colaborador .
A partir de 1975 passou a ser funcionário contratado da rádio até 21 de abril de 1977.
Em 28 de Abril de 1977 volta a Amontada e passa a trabalhar no Serviço de som da Prefeitura com o Sub- Prefeito Albanito Teixeira e José Abilio Bruno como vereador.
Em 1º de Junho de 1984 entrar para a Rádio Uirapurú de Itapipoca e permaneceu até 28  de Março de 2011. Programas que ministrou: Luar do Sertão e o Uirapurú e noticia.
Obras Literárias: Crônicas 
Autor de Alguns hinos: Hino do Município de Amontada, Hino do Município de Irauçuba, Hino do Município de Tejuçuoca, Hino do Grupo Escolar de Amontada. Hoje a Escola de Ensino Fundamental e Médio de Amontada, Hino da Creche Luzanira Henrique e o Hino do Colégio Paulo Bastos de Irauçuba.
Recebeu titulo de cidadão das cidades de Irauçuba, Morrinhos e Miraima.
Comentarista Político e Radialista. Foi um exemplo de vida e determinação e superação. Dotado de uma memória aguçada, com uma sensibilidade musical á flor da pele.

fonte blog da E. E. F. M.A de Amontada

Um comentário:

  1. PARABÉNS PELA REPORTAGEM DO RADIALISTA RAIMUNDO CIPRIANO.SOU O LIMA DA FARMÁCIA de Sobral ESTOU FAZENDO A HISTORIA RADIOFÔNICA DA CIDADE DE SOBRAL,E O RAIMUNDO TRABALHOU NA RADIO EM SOBRAL E SERIA MUITO IMPORTANTE VOCÊ CONSEGUIR FOTOS NOVAS E ANTIGAS DELE ESTOU PRECISANDO FICAREI GRATO.
    CONTATOS:(88)3611-4192 (88)9911-3699
    EMAIL.:limadafarmacialima@hotmail.com

    ResponderExcluir