A Assembleia Legislativa lançou, nesta quarta-feira (18/05), a campanha “Quem Cala Consente – Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes é Crime”. A iniciativa é da Comissão da Infância e Adolescência, presidida pela deputada Bethrose (PRP). A data, 18 de maio, foi escolhida por ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A solenidade de lançamento foi dirigida pelo presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio (PSB) e contou ainda com a presença dos deputados Mirian Sobreira (PSB), Fernanda Pessoa (PR), Eliane Novaes (PSB), Professor Pinheiro (PT), além de representantes de organizações não governamentais e entidades públicas.
Roberto Cláudio destacou que a campanha possui dois propósitos: uma vigilância permanente e continuada e, o estímulo à formação de uma rede social atenta a esta questão. “O problema não é só do Estado ou do Brasil, mas de todo o mundo, e, efetivamente, podemos prevenir quando conseguimos antecipar os casos principalmente quando envolvem crianças em situação de vulnerabilidade.” O presidente da Assembleia disse que o tema, também por ser muito delicado, merece a prioridade da sociedade.
A presidente da comissão, deputada Bethrose, explicou que o tema da campanha foi escolhido pela omissão que a maioria das vezes acontece em casos de exploração sexual. Ela considerou que todos devem trabalhar no sentido de prevenir e reprimir os crimes. “Geralmente os agressores estão dentro de casa, no convívio da vítima, que tem entre dois e 10 anos de idade. Esses agressores se aproveitam do silêncio para praticar continuadamente o crime”, afirmou.
Bethrose considerou que é necessário estimular a sociedade a não se omitir diante de casos de violência sexual contra as crianças e adolescentes. “As pessoas precisam aprender a identificar o abuso e denunciar”, assinalou a parlamentar. A campanha, conforme informou, irá promover uma série de seminários de conscientização nas principais regiões do Estado. Serão visitados 20 municípios onde há Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), vinculada à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), e Fortaleza.
A ideia, segundo a deputada, é reunir estudantes representantes dos municípios que fazem parte de cada Crede, possibilitando que a campanha chegue aos 184 municípios do Estado. “O objetivo é fazer com que cada jovem seja multiplicador da campanha na sua cidade”. O primeiro seminário está previsto para Itapipoca, em junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário