Sobral Moradores do Distrito de Aracatiaçu, distante 60km da sede deste Município, estiveram reunidos com autoridades do setor de segurança para tentar encontrar soluções contra o nível crescente de violência na região. O encontro aconteceu no salão paroquial do distrito e contou, entre outras autoridades, com a presença do comandante do 3º Batalhão Policial Militar, tenente-coronel Gilvandro Oliveira, secretário de Segurança e Cidadania do Município, Jorge Trindade, vereadores e representantes de diversas comunidades locais. Entre uma reclamação e outra, a atuação do policiamento no distrito foi considerada frágil pelos moradores. "Aqui, quando se planeja uma blitz, todo mundo já fica sabendo o dia e a hora que vai acontecer", disse, indignado, o morador Cláudio Dias, que recentemente foi vítima da violência. A residência foi arrombada.
As denúncias, segundo o vereador Paulo Vasconcelos, vão desde pequenos furtos a crimes de mortes. "Para muitos, uma das soluções para melhorar a segurança seria aumentar o números de policiais e melhorar a infraestrutura, com aquisição de novos equipamentos e viaturas, além da proibição da venda de bebida alcoólica a menores, muito comum da região durante os fins de semanas", disse Paulo Vasconcelos. "Lembro-me muito bem quando, em uma das ocorrências, a Polícia de Sobral, distante 35 minutos, chegou primeiro no local do crime. Os policiais locais chegaram muito tempo depois", disse um dos moradores no debate.
Os participantes da reunião citaram que um dos pontos mais críticos está na rodovia que liga o distrito a Forquilha, principalmente na entrada de acesso ao Distrito de Liseux. Eles dizem que os assaltos são uma constante e que alvo preferido dos bandidos são os motoristas que trafegam pela rodovia.
"Os assaltos não têm hora para acontecer e a gente não vê nenhuma ação da Polícia para dar um basta nisso", disse o morador Nenem Barbosa, acrescentando que o distrito está sendo invadido por todo tipo de drogas e já começa a preocupar.
O tenente-coronel Gilvandro Oliveira, que comanda o 3º BPM, adianta que ações por parte da Polícia na Zona Norte estão sendo realizadas, principalmente blitze nas estradas. Ele cita que, em uma dessas ações, culminou com a prisão de parte do bando que tentou assaltar o banco da cidade de Miraíma. "O nosso trabalho não se resume apenas em blitze nas estradas. A Polícia está visitando as comunidades rurais e os assentamentos para orientar os moradores de como agir em caso desses tipo de crime", disse Gilvandro Oliveira, acrescentando que o policiamento em Aracatiaçu será reforçado, principalmente nos fins de semana.
Operação surpresa
Um dia após a reunião com os moradores, policiais militares realizaram uma operação na região, na tentativa de trazer de volta a tranquilidade. "Esse trabalho só terá resultado positivo se a população colaborar. Identificando pontos de atuação desses bandos que agem por aqui", disse o tenente da Polícia Militar, Carlos Mendonça. Em outras localidades, a ação dos bandidos tem levando pânico aos moradores da zona rural.
Em Mufumbal, Município de Reriutaba, bandidos encapuzados assaltaram passageiros de caminhão pau-de-arara, que seguia para a cidade. Testemunhas disseram que os bandidos saíram do mato atirando.
Um dos disparos atingiu o pneu do carro e outro, no para-brisa, quase atingindo o motorista e uma passageira. No momento do assalto se aproximava outra D-20, que vinha da localidade de Palmeira, que também foi interceptada pelos bandidos.
"Acho que já está na hora das autoridades competentes fazerem alguma coisa, antes que a gente faça justiça com as próprias mãos", disse o agricultor Francisco Antônio, morador do Riacho Gabriel.
fonte diario do nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário