segunda-feira, 6 de junho de 2011

Internautas defendem desenvolvimento com preservação ambiental




Enquete realizada pela Agência Assembleia entre os dias 30 de maio e esta segunda-feira (06/06) indicou o posicionamento dos internautas sobre a possibilidade de conciliar preservação ambiental e desenvolvimento econômico. Para 95,1% dos participantes, será viável se os governos municipais, estaduais e federal promoverem ações sustentáveis.

Apenas 3,8% disseram que a preservação de biomas limita o desenvolvimento; e 1,1% declarou não ter opinião sobre o assunto. Os votos foram contabilizados no site oficial da Assembleia Legislativa (www.al.ce.gov.br) e no Disque Assembleia (0800.280.2887). “O Parlamento está associado aos governos Federal e Estadual para reproduzir uma nova consciência ambiental e direcionar nossa política de desenvolvimento”, avalia o presidente da AL, deputado Roberto Cláudio (PSB).


Para o presidente em exercício da Comissão de Agropecuária da Casa, deputado Roberto Mesquita (PV), aplicar melhor os recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop) poderia melhorar a qualidade de muitos cearenses e alavancar setores rurais.


Ele defende, por exemplo, a cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para agrotóxicos. Os 5% arrecadados serviriam para manter o Fundo Verde, responsável por fomentar práticas responsáveis de agricultura.


O parlamentar também defende a isenção do ICMS para alguns produtos da agricultura familiar, como bolo de macaxeira, doce de goiaba e cocada. "Os pequenos produtores estão tentando sobreviver. No mundo globalizado, com as técnicas modernas de produção, fica difícil competir com as grandes empresas", considera Mesquita.


Já o deputado Heitor Férrer (PDT) coloca a necessidade de um controle rigoroso por parte do Estado no tocante à instalação de grandes empreendimentos. Do contrário, nossa natureza correrá riscos. “Do que adiantaria ter o Complexo do Pecém sem as legítimas licenças ambientais expedidas? Do que adiantaria aumentar o PIB do Ceará com a refinaria se vamos ter chuva ácida aqui? Seria um preço alto a pagar”, argumenta.


NOVA ENQUETE NO AR


De hoje até a próxima segunda-feira (06/06), uma nova enquete está disponível no site da AL e no Disque Assembleia. A pergunta da semana é: “O plano ‘Brasil sem Miséria’ vai conseguir tirar 16,2 milhões de pessoas da pobreza extrema?”. Participe.

BC/Da Redação


Fonte:Agência de Noticias da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário