quarta-feira, 27 de julho de 2011
Ceará está fora da lista dos estados que prevêem adotar inspeção veicular
A inspeção veicular, determinado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), baseia-se em medir a emissão de poluentes pelos veículos para verificar se os níveis estão dentro de padrões definidos como aceitáveis. Neste caso, carros, motos e caminhões podem passar pelos testes. Os dez estados que prevêem adotar a inspeção de veículos são: Tocantins, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Paraíba, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, e Goiás.
Apesar de estar fora da lista, o governo do Ceará alega que os dados de qualidade do ar disponíveis são insuficientes e não representam todo o estado. Desta forma, um programa de inspeção veicular só poderá ser implantado após a conclusão do inventário de emissões. De acordo com estudos, o número de veículos no estado cresceu 169% entre 2000 e 2010.
O prazo máximo para que os estados apresentassem a inspeção baseados em planos de controle de poluição veicular (PCPV) encerrou-se no último dia 30 de junho. Diante da baixa adesão e da falta de dados sobre quando e como o processo será iniciado, o Ministério do Meio Ambiente avalia que a ausência de informações sobre a frota e a qualidade do ar e falta de estrutura nos estados são os principais entraves para a adoção da medida para combater a poluição nas cidades. Atualmente, o procedimento já é realizado nos estados do Rio de Janeiro e na cidade de São Paulo.
Fonte G1.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário