segunda-feira, 8 de agosto de 2011

AL discute programa de turismo que beneficia maiores de 60 anos


Atendendo a uma sugestão do Núcleo de Responsabilidade Social da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce), a Comissão de Industria, Comércio, Turismo e Serviço da Casa promoveu, nesta segunda-feira (08/08), audiência pública para discutir o tema “Ser turista onde moro” a partir do programa “Viaje mais, melhor idade”. Desenvolvida pelo Ministério do Turismo, a iniciativa estimula os brasileiros acima de 60 anos a viajarem pelo País na baixa ocupação.

O presidente da Comissão, deputado Sérgio Aguiar (PSB), falou da necessidade de fomentar a discussão. O parlamentar chamou a atenção para o crescimento da expectativa de vida dos brasileiros e lembrou que o turismo é o setor responsável por 11% do Produto Interno Bruto (PIB) cearense. “Devemos tratar esse assunto de maneira profissional”, disse.


Segundo Sérgio Aguiar, será enviado um documento para a Secretaria de Turismo do Estado e para o MTUR expondo a real situação do programa no Ceará.


Durante o debate, a presidente da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMIS), Enilda Lopes, e o presidente da Assalce, Luiz Edson Sales, cobraram a efetivação do referido programa no Estado. Em resposta, o secretário adjunto de Turismo de Fortaleza, Moacir Soares, informou que irá “fortalecer um diálogo” sobre as ações da pasta.


Ele se comprometeu em agendar uma reunião com representantes da ABCMIS e da Assalce para mostrar as políticas da secretaria no que diz respeito ao turismo interno. “Nós sabemos que este segmento precisa ser visto com um novo olhar. Vamos refinar os contatos com a Assalce”, afirmou.


Enilda Lopes cobrou mais ações de estímulo ao turismo interno no Ceará. “Nossa política é a solidariedade e o amor ao próximo. Queremos ver implantado no Ceará o programa. O abatimento de 50% em hotel e transporte não causarão prejuízos as empresas”, defendeu.


Luiz Edson destacou a importância do programa do MTUR, que incrementa o turismo interno e promove a inclusão deste público. No entanto, disse ele, “no nosso estado o Viaja mais não saiu do papel. Temos que ter políticas públicas voltadas para esse setor da população”, frisou.


Ele falou, ainda, dos passeios turísticos promovidos pela Assalce com os servidores da AL. Conforme Luiz Edson, a atividade fortalece o turismo interno e gera benefícios a toda a cadeia produtiva do segmento.

AT/LF

Fonte:Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário