segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Diocese de Itapipoca acolhe mais de 20 mil romeiros para a 15ª romaria da terra




O município de Itapipoca realizou  neste último domingo, 7, a 15ª edição da Romaria da Terra no Ceará. O evento promovido a cada dois anos pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), tem como tema agora “No testemunho dos mártires: terra, água e dignidade”. A proposta foi relembrar a vida e a luta dos mártires da Terra e da caminhada no Estado, pessoas do campo que perderam as vidas por defenderem o direito à terra e à dignidade humana.

As Caravanas trazendo romeiros das nove dioceses cearenses foram acolhidas nas primeiras horas da manhã na Igreja de São Sebastião, onde houve celebração de envio. Os participantes sairam da igreja em uma caminhada rumo ao parque de exposição  para tendas, que estavam nomeadas correspondendo aos eixos de atuação da CPT e aos climas de Itapipoca: terra/sertão, água/litoral e direitos/serra.

Para a tenda água (litoral), foram os romeiros da Arquidiocese de Fortaleza e da Diocese anfitriã da Romaria. Para esses, a paróquia acolhedora foi a de Jesus Cristo Redentor/Violete e Cáritas Diocesano. Na tenda terra (sertão), foram recebidos os romeiros das dioceses de Iguatu, Quixadá, Crateús e parte de Itapipoca. Para eles, a acolhida foi da paróquia São Francisco/Fazendinha.

Para a tenda direitos (serra),  os romeiros das dioceses de Tianguá, Crato, Sobral e Itapipoca. A paróquia acolhedora foi a de Nossa Senhora das Mercês/Catedral.

Logo que foram acolhidos pelo Sr. Prefeito Municipal João Barroso, pelo vice Dr. Geraldo filho O Bispo Dom Antonio acolheu os romeiros e deu-se inicio a caminhada rumo ao Parque de exposição, no trajeto a caminhada subiu ao morro do Santo Cruzeiro no bairro do Cruzeiro.
Segundo os organizadores e a Policia Militar participaram do evento mais de 20 Mil pessoas.

Foi muito proveitoso o estudo realizado nas tendas,foi assegurado o espaço para a denúncia dos impactos negativos que eles sofrem pela implantação dos megaprojetos do agro-hidronegócio, das obras de infraestrutura e da concentração da terra e da água no Ceará.

Após o almoço partilhado às 13 horas, Os  romeiros sairão em caminhada para a catedral, onde primeiramente houve apresentações culturais com os artistas da caminhada. Às 15 horas, o bispo da Diocese de Itapipoca, Dom Antônio Roberto Cavuto,juntamente com vários bispos e padres presentes presidiu  a celebração de encerramento da 15ª Romaria da Terra 2011.

Confira os Flashs:





Neide representante do assentamento lagoa do Mineiro, presença marcante na luta da conquista da terra  






























Prefeito de Itarema Robério Monteiro sempre participativo aos eventos da igreja

Primeira dama de Itarema  Ana Flávia




Pe. Cesanildo Amontada
Pe. Chaguinha  Tururu

Pe. Hailtom  / Pe. João Batista de lima






















Nenhum comentário:

Postar um comentário