CENSURA QUE O ESTADO CASSOU Manhã cedo deste sábado, 27, sob visível tensão, o Secretário da Cidadania (!) de Paracuru barrou o acesso dos professores estaduais com suas faixas de protesto e um carro de som à área fronteira do ginásio desportivo da Escola Padre João da Rocha, na Avenida João Lopes Meireles, onde ficaria a sede provisória do governo estadual.
O movimento reivindicatório de estudantes do CVT de SGA era mencionado no som dos professores e eles também não passaram pela estranhável censura do Secretário municipal a serviço dos humores do sistema, porque vestiam camiseta com a mensagem Queremos ônibus.
Como a sede de governo estadual tem orientação e acompanhamento de atos desta natureza pela Casa Militar e não do município-capital, um dos oficiais negociou com o comando dos professores a entrada no local com suas faixas, menos o som, para não interferir na audição dos atos e exposições oficiais.
Já os jovens estudantes do CVT se distanciaram do local de negociação da Casa Militar, desvestiram as malhas, puseram-nas nos bolsos, entraram nos trajes comuns no espaço do governo, foram ao toalete, vestiram de novo suas camisas e permaneceram até o fim na área de governo.
QUEREMOS ÔNIBUS A posição política da prefeita em esquivar-se por todos os modos de fornecer transporte diurno para estudantes deste município que cursam o Centro de Vocação Tecnológica do vizinho São Gonçalo do Amarante pegou mal no dia do Paracuru capital. Finalizado o primeiro turno dos trabalhos do Estado, pelo meio-dia de sábado, 27, e aguardando a saída do público, no grupo de bate-papo, o governador Cid Gomes perguntou à prefeita Érica Der Hovannesian por que não encontrava uma solução para o questionamento de transporte para aqueles estudantes do CTV. Ela, surpresa e constrangida, repetiu que não tinha dinheiro para tal...
QUEBRA DE BARREIRA Já de tardezinha, 16h30min, no fecho da audiência pública, o tema voltou à baila. O Estado do Ceará, na figura representativa do professor René Barreira, Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, mencionou as dificuldades de alguns municípios cearenses, a necessidade de ser facilitada a vida estudantil em situações do tipo questionado, como investimento para o futuro. Enfatizou que seria perfeitamente viável uma negociação com empresários do ramo rodoviário e de outros setores de atividades. Ele assumiu a busca de solução para o impasse, requisitando a listagem dos alunos, sua condição sócio-econômica, para ele, pessoalmente, resolver com empresários.

![]() |
Professores da rede pública, em greve no âmbito estadual, ocuparam parte do acesso ao espaço do governo itinerante, para protestar por melhores condições salariais e de trabalho |
![]() |
Governador, secretários, deputados e representantes dos municípios do Vale do Curu assinam documentos relativos aos benefícios repassados pelo Estado às suas comunidades |
Nenhum comentário:
Postar um comentário