sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A abertura do encontro, na manhã de ontem, contou com a presença de autoridades locais e nacionais
 
Juazeiro do Norte. O Cariri passa a ser centro de discussões sobre o turismo e as cidades históricas do Brasil. Começou, na manhã de ontem, o 4º Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas. São representantes dos Ministérios do Turismo e da Cultura, que se reúnem pela primeira vez na região, juntamente com gestores das pastas, onde serão feitas reuniões técnicas para debater, principalmente, no que diz respeito ao Cariri, o turismo religioso e o Geopark Araripe. Um edital será lançado pelo Ministério do Turismo, por meio do projeto sobre Turismo Religioso e Diversidade do Brasil, em que serão selecionados cinco Municípios do Brasil para receber assessoria técnica.
O projeto irá fazer um diagnóstico do turismo religioso e um planejamento e propor, junto com a iniciativa privada e gestores regionais, a implementação dos roteiros turísticos, com foco no turismo religioso. Para a coordenadora geral de segmentação do Ministério do Turismo, Sáskia Lima, Juazeiro é uma cidade que hoje se destaca no Brasil, principalmente pelo turismo religioso, e poderá se candidatar para ser inserida. "Por trás disso, tem a sua história, esse apelo turístico que traz aos romeiros", diz ela.
Ontem foi realizado o encontro das cidades históricas e turísticas e só hoje acontece o encontro do grupo de trabalho do turismo religioso. "São dois temas diretamente relacionados à história e a cultura de Juazeiro".
A coordenadora afirma que todo o trabalho de infraestrutura do turismo deve ser feita de forma conjunta entre a iniciativa privada e o poder público. Segundo ela, é importante que o poder público possa dar esse apoio. Com o projeto proposto pelo Ministério, poderão ser identificadas as carências e se propor alternativas para sanar as dificuldades que, muitas vezes, emperram o desenvolvimento turístico de uma cidade.
Esse é o primeiro projeto com foco no turismo religioso que está sendo desenvolvido por meio do Ministério do Turismo, envolvendo o segmento. "O Ministério reconhece a importância dessa atividade e por isso decidiu realizar o projeto no Brasil", afirma. Os encontros já foram realizados em cidades como Olinda, no Pernambuco; Paranaguá, no Paraná; Pirenópolis, em Goiás; Santos, em São Paulo; Belém, no Pará. A próxima cidade a sediar o evento será em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Santuários
A abertura do encontro contou com a presença de autoridades locais. O secretário José Carlos destacou Juazeiro como uma das mais importantes cidades santuários do Brasil, que anualmente recebe cerca de 2,5 milhões de turistas. José Carlos lembrou da origem de todo esse processo, com o milagre da hóstia ofertada pelo Padre Cícero, que sangrou na boca da beata Maria de Araújo.
 Fonte Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário