quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Garoto morre ao cair de caminhão que fazia transporte escolar no município de Boa Viagem

Foto Ilustrativa


Um adolescente de 12 anos morreu na tarde desta quinta-feira (15) ao cair de um caminhão pau de arara que servia de transporte escolar no município de Boa Viagem, sertão Central do Ceará, segundo a Polícia Civil da cidade. De acordo com o delegado Joanildo Leonardo, o motorista do caminhão disse em depoimento que o adolescente estava sentado sobre uma grade que se rompeu. "O motorista disse que já havia orientado todos os adolescentes de que não poderiam sentar na grade", diz o delegado.
O corpo do jovem foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) do município de Canindé, também no sertão do Ceará. O acidente ocorreu por volta das 12h30 e, segundo a polícia, o motorista afirmou em depoimento que não percebeu que o menino caiu em um ponto onde havia declives na estrada de terra. "O garoto faleceu em decorrência da queda. Os outros adolescente gritaram e quando se afastou um pouco foi que ele (motorista) viu o menino no chão", atestou o delegado.
O jovem, que morava no distrito de Pitombeira, na cidade vizinha de Monsenhor Tabosa, estava indo para a escola, que fica no distrito de Águas Belas, localizada no limite de Boa Viagem. Segundo o delegado, ao todo, o transporte levava diariamente 15 adolescente de uma localidade a outra, num percurso que leva 30 minutos em média.
O motorista disse à polícia que pediu socorro e um morador da região e um professor levaram o menino ao hospital Casa de Saúde Adília Maria, mas o adolescente já chegou sem vida ao hospital.

Segundo o delegado, ainda é cedo para apontar o culpado, pois o caso segue em investigação, mas diz que podem ser responsabilizados o motorista, o dono do transporte e a secretária de Educação do município, responsável pelo aluguel dos carros. De acordo com Joanildo Leonardo, os apontados como culpados no inquérito podem ser indiciados por homicídio culposo, em que não há intenção de matar.

Caminhão é alugado pela Prefeitura
A secretária de Educação de Boa Viagem, Lucirene Castelo Branco, diz que há 71 veículos fazendo rota de transporte escolar no município. Ela não soube precisar, mas reconheceu que a maioria é feita por caminhões. "Há locais em que não dá para andar ônibus. Tem que ser de caminhão. Só que esse caminhão é vistoriado", afirma.

Lucirene diz que uma empresa ganhou licitação para alugar os caminhões para a prefeitura e que essa empresa já foi acionada e que são recorrentes orientações aos motoristas. "Estamos tomando as devidas providências com a empresa", afirma. A secretária diz ainda que o caminhão estava em boas condições e que as grades são justamente para evitar os acidentes.
A secretária acrescenta que estão sendo feitos investimentos em pavimentação no município para melhorar as condições de acesso no município. Lucirene informou ainda que o município vai dar assistência à família do garoto e que "tudo será esclarecido". "Era um menino muito estudioso. Lamentamos pela família".
FonteG1 Ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário