domingo, 4 de setembro de 2011

Onze pessoas são detidas nas eleições de Umirim (CE), diz juíza


Foto ilustrativa

Ao menos 11 pessoas foram detidas até 15h deste domingo (4) durante as eleições municipais suplementares na cidade de Umirim, a 92 quilômetros de Fortaleza, segundo a juíza eleitoral Ana Cláudia Gomes de Melo.
Entre os detidos estão dois vereadores. Um deles, posicionou dois veículos na BR-222 fechando a passagem na rodovia no sentido Fortaleza-Umirim e barrou carros que levavam mesários e servidores que se dirigiam a cidade para o início da votação, de acordo com Ana Cláudia.
O vereador alegou, segundo a juíza, que pretendia coibir o transporte ilegal de eleitores. Ele foi detido pela Polícia Federal e indiciado por obstrução do trabalho da Justiça Eleitoral, entre outros crimes. Um outro vereador foi preso em flagrante por suposta compra de votos.
Um grupo de seis pessoas que realizava boca de urna também foi detido, além de três policiais militares que faziam a segurança pessoal de candidatos. Depois do registro de um Termo Circunstancial de Ocorrência, os militares foram liberados. Em Umirim, 14.188 eleitores vão às urnas neste domingo, distribuídos em 44 seções eleitorais e 16 locais de votação.
O delegado responsável pela cidade de Jardim, Vitor Lima, considera tranquilas as eleições no município que, segundo ele, contou com efetivo reforçado das polícias civil, militar e federal. Conforme o chefe de cartório da 42ª Zona Eleitoral, José Gilson Andrade, também não houve registro de ocorrências. Na cidade, estão aptos a votar 21.267 eleitores, em 32 locais de votação e 77 seções.
Cassação
As duas cidades, Jardim e Umirim, realizam eleições por conta da cassação dos prefeitos, eleitos em 2008, por corrupção eleitoral e abuso de poder econômico. Os candidatos eleitos ocuparão o cargo até 31 de dezembro de 2012, conforme prevê a Lei Eleitoral em caso de cassação.
Fonte G1 Ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário