quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Governo ameaça professores em greve de demissão

Foto Ilustrativa

O Chefe de Gabinete do Governador do Estado, Ivo Gomes, e representantes dos professores da rede pública estadual, em greve desde o dia 5 de Agosto, estiveram reunidos durante toda a tarde desta terça-feira (4) no Palácio da Abolição. Ao deixarem a reunião, representantes do Comando de Greve e do Sindicato Apeoc manifestaram preocupação com possíveis demissões.
Segundo Anísio Melo, o governo ameaçou cortar pontos e abrir procedimentos adminstrativos que podem resultar na demissão dos educadores, caso a categoria não retorne as salas de aula acatando a suspensão da greve, imposta pelo Tribunal de Justiça do Ceará no dia 26 de agosto.
Sem greve
Na ocasião, Ivo Gomes pediu aos professores do sindicato Apeoc que trabalhassem no sentido de suspender a greve. “O Governo já fez vários gestos para que a paralisação terminasse. Passamos cinco anos para corrigir o calendário escolar e veio a greve. A nossa angústia é verdadeira. Educação é prioridade no nosso Governo”, destacou o secretário.
A greve dos professores completou 61 dias nesta terça-feira (4). De acordo com informações obtidas pela reportagem da TV Jangadeiro, as partes não entraram em acordo. O Governo se mostrou disposto a renegociar os valores do aumento e criar uma tabela de salários globais, que inclua os professores de nível médio e fundamental.
Mesmo com a retomada das negociações, os representantes do Governo deixaram claro que não é possível atender integralmente ao pedido da categoria em greve, visto que para proporcionar o aumento pedido, haveria um crescimento de 170% nas despesas com o pagamento dos funcionários públicos.
Nova Assembleia
Após a reunião, os professores decidiram adiar a assembleia da categoria que estava prevista para a tarde desta terça-feira. O encontro ficou para a próxima sexta (7), no Ginásio Paulo Sarasate. Na ocasião, os educadores pretendem avaliar as propostas discutidas com o governo e definir sobre a continuidade da paralisação.
Reunião de conciliação
Na quarta-feira (5), às 9 horas, será realizada mais uma reunião entre membros da Secretaria de Educação do Estado e do Sindicato dos Professores e Servidores do Ceará (APEOC). O encontro vai ser realizado na Sede da Promotoria de Defesa da Educação do Ministério Público, em Fortaleza.
Desta vez, encontro foi pedido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o próprio Ministério Público com o objetivo de propor uma conciliação entre as partes e garantir o fim da greve dos professores da rede pública estadual.
Fonte Jangadeiro Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário