Teodoro, um dos fundadores da UVA, disse que este é um momento de homenagem da AL ao papel das universidades e da importância da educação no Ceará, pois, de acordo com ele, estas instituições de ensino vêm fazendo um trabalho importante para que todos os alunos possam chegar ao nível superior.
Para o parlamentar, Sobral possui duas datas relevantes para seu desenvolvimento: sua emancipação política e o momento em que a cidade tem sua autonomia cultural, com a criação da universidade. “O tripé prefeitura municipal, diocese e UVA vem respondendo pelo progresso cultural e social do município”, informou.
O deputado registrou ainda que, nos últimos dezenove anos, a universidade ampliou de nove para 23 seus cursos de graduação, somente em Sobral, em um trabalho, segundo ele, reconhecido socialmente hoje em todo o Estado. “Na minha gestão como primeiro reitor daquela instituição de ensino, formaram-se 50 mil professores, antigos professores leigos”, acrescentou.
O reitor da UVA, Antônio Colaço Martins, um dos homenageados durante a solenidade com placas comemorativas à data, ressaltou que há 43 anos a UVA deu um salto da possibilidade de ser para uma vida intensa e fecunda. “Professores davam aulas gratuitamente e, com frequência, um livro colhendo colaborações passava pelo comércio de Sobral para a manutenção da universidade”, lembrou.
Colaço salientou que a peça axial da superação de tantos desafios foi e é o binômio trabalho dedicado e amor operoso, do fundador da instituição, deputado Professor Teodoro. “Esta homenagem é recebida com muita humildade, gratidão e consciência de que, se algo foi feito, foi alcançado com muito trabalho”, concluiu.
Foram homenageados também com placas alusivas à data o fundador da UVA, Francisco Sadoc de Araújo; o monsenhor Assis Rocha, representando a Diocese de Sobral; o secretário de Governo de Sobral, Luís Fernando Viana Coelho, representando a Prefeitura Municipal de Sobral; o presidente da Comissão Executiva do Vestibular da UVA, professor José Ferreira Portela Melo; a ex-coordenadora das Edições UVA, Maria Norma Maia Soares e a pró-reitora de Cultura da UVA, professora Glória Giovana Saboya Mont’Alverne.
Além destes, receberam placas comemorativas ao aniversário da universidade o promotor de Justiça Luciano Arruda Coelho, ex-professor da UVA; a vice-reitora da UVA, Maria Palmira Soares de Mesquita e o ex-vice-reitor da UVA e ex-pároco do município de Cruz, monsenhor Manoel Valdery da Rocha.
Estiveram presentes também à sessão solene os deputados Moésio Loiola (PSD) e Sérgio Aguiar (PSB). Moésio parabenizou a universidade e afirmou que este é um reconhecimento a todos “os operários divinos da educação do Estado do Ceará”.
Fonte: | Agência de Notícias da Assembleia Legislativa |
Nenhum comentário:
Postar um comentário