segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara são apresentados no livro "Costa Negra" como potencialidades

Jornalista Edgony Bezerra é a autora do livro.
 A Costa Negra do Ceará, integrada por quatro Municípios do Litoral Oeste do Estado do Estado, vem se destacando nos setores gastronômico, turístico e comercial. E foi em razão desses novos leques de oportunidades que despontam nesta região que a Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN) resolveu reunir todos os atrativos - das quatro cidades: Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara -, em um livro, chamado "Costa Negra", de autoria da jornalista Edgony Bezerra, também editora do Caderno de Turismo do Diário do Nordeste.

A iniciativa da obra é do empresário Livino Sales, presidente da Associação. O lançamento acontece no próximo dia 11, durante a abertura do Festival Internacional do Camarão, que será realizado em Acaraú. O livro tem 164 páginas e mostra o potencial paisagístico de todos os Municípios, que fazem parte da Costa Negra e que foram visitados pela jornalista. As belas imagens foram captadas pelos fotógrafos Gentil Barreira e Fábio Arruda. "Escrever sobre Costa Negra foi gratificante, pela descoberta de gente simples e paisagens deslumbrantes de praias ainda selvagens", afirma Edgony.

Pesquisa
Com a pesquisa para a elaboração do livro, várias descobertas, não só históricas, mas, também, de certo modo, científicas. Uma delas é que, este nome, Costa Negra, não foi dado por acaso. De acordo com Edgony, as quatro cidades que formam a região no Vale do Acaraú tem solo escuro, formado por nutrientes especiais. Antes de ganhar esta denominação, a região passou por um estudo e suas características foram comprovadas por estudiosos em ciências do solo. "É um solo diferenciado, favorável para a alimentação litorânea, própria para a criação do camarão", disse ela.

O Rio Acaraú e o mar se harmonizam neste fenômeno da natureza, que apresenta depósitos sedimentares submersos, com textura arenosa e constituídos de areia fina de coloração cinza escura. Outro detalhe que a jornalista destaca em seu livro é o afastamento do mar, que recua até três quilômetros em maré baixa, deixando a praia totalmente seca.

Um dos locais próprios para observação deste afastamento é a Praia de Arpoeiras, localizada em Acaraú. "O vai e vem do mar traz nutrientes, que deixam o camarão encorpado", destacou a jornalista.

Edgony lembrou que a proposta, além de valorizar a região comercialmente, é também tornar toda a área um destaque turístico e gastronômico. "Todos os Municípios que integram a Costa Negra têm seus potenciais".
 Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário