Prefeito foi afastado judicialmente e também na Câmara Municipal (Foto: Arquivo G1) |
A Câmara Municipal de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, votou nesta quarta-feira (21) por unanimidade o afastamento e abertura de processo de impeachment do prefeito judicialmente afastado, Pedro José Philomeno (PSDB). Os vereadores saíram do recesso parlamentar e votaram em sessão extraordinária.
Além do afastamento, os vereadores votaram por nove votos a zero pela criação de uma comissão processante que deve apurar supostos indícios de irregularidade e em seguida votaram pela cassação ou não do prefeito afastado.
Na semana passada, o prefeito, seus familiares e secretários do município foram presos. Eles são suspeitos de participarem de um esquema de fraude em licitação que desviou pelo menos R$ 9 milhões de verba pública, de acordo com o Ministério Público.
O Ministério Público denunciou os gestores e o Tribunal de Justiça acatou o pedido de afastar judicialmente o prefeito. O Ministério Público recomendou que a Câmara também afastasse o prefeito. A denúncia que culminou na criação da comissão processante foi feita por um cidadão A comissão será presidida por um vereador correligionário do prefeito afastado, Paulo Pontes (PSDB). O vereador Glauber (PT), de oposição, será o relator; e Joseílton Rocha (PDT) deve apurar as denúncias do suposto esquema de desvio de verba.
A comissão terá 120 dias para apresentar dados que possam comprovar a fraude. A partir de então, os 10 vereadores votarão pela cassação ou não de Pedro José Philomeno.
Fonte:G1Ce
Nenhum comentário:
Postar um comentário