O Ceará é pioneiro no Brasil na produção de coqueiros híbridos. A espécie produz cerca de 200 frutos por ano, cinco vezes mais do que os coqueiros dos países asiáticos, que lideram o mercado. Com isso, os brasileiros conseguem produzir mais em uma área menor.
Os coqueiros híbridos misturam as características do coqueiros anões verdes, que dá mais frutos por ano, e do coqueiro gigante da praia, planta nativa da costa brasileira, que pode viver mais de 80 anos. Dessa forma, o coqueiro híbrido vive, em média, 70 anos e produz 200 frutos por ano.
Na fazenda Cohibra, no município de Amontada, a 163 km de Fortaleza, existem 10 mil plantas matrizes anões e 1200 plantas matrizes dos gigantes.
O produtor Laerte Gurgel ressalta a importância do projeto: “nós [o Ceará] detemos o monopólio dessa tecnologia”. Atualmente, a Cohibra possui campos no Ceará e em Petrolina, em Pernambuco.
Melhoria de vidaOs moradores de Amontada comemoram a oportunidade. “Antes o povo aqui não tinha nem bicicleta. Andava de jumento. Hoje todo mundo anda de moto, alguns até de carro", diz Marden Júnior, funcionário da Cohibra.
Em Itarema, no litoral oeste cearense, pequenos produtores se reuniram para produzir coqueiros híbridos e já comemoram os bons resultados. A safra vai de agosto a janeiro e garante trabalho a quase 3 mil pessoas na região.
Fonte; G1.com
O Blog diz com certeza o amigo e ex-patrão Laerte Gurgel teve essa visão empresárial apostando no campo de sementes eu que tive o previlengio de implantar juntamente com ele e colher as primeiiras mudas de coqueiro Híbrido a 20 anos atrás na fazenda Barreiras hoje Cohibra. Parabéns ao amigo Laerte Gurgel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário