sexta-feira, 16 de março de 2012

Tremembés do CÓRREGO JOÃO PEREIRA em Itarema vão irrigar 5 hectares de fruticultura

Coordenador da CR de Fortaleza, Paulo
Barbosa, inspeciona a parede do açude e
condições gerais da água para a irigação
 A Coordenação Técnica Local de Itarema/CE comemora a entrega do kit de irrigação — composto por bomba d’água, motor, dutos (canos), junções e aspersores — destinado a favorecer o plantio de coco e fruteiras aos Tremembé de Córrego João Pereira, numa área total de 5 hectares.
Espelho do açude atinge cerca de 8km de superfície líquida

O projeto representa a continuidade da parceria da FUNAI/ CR de Fortaleza com a Prefeitura de Itarema e o Ministério da Integração Nacional, que teve início com a ampliação e reforma do Açude São José — que atualmente dispõe de uma extensão com cerca de 8km de água, com a bacia atingindo 15 metros de profundidade.
Placa descritiva da obra realizada pelo convênio
entre Ministério da Integração Nacional e Prefeitura

de Itarema, com parceria da FUNAI / CR de Fortaleza

O pregão para a aquisição destes equipamentos foi realizado pela CR de Fortaleza ainda em dezembro de 2011, antecipando o benefício que agora chega aos indígenas, com recursos provindos da CGETNO / FUNAI-sede — que tem como coordenadora-geral Lylia da Silva Guedes Galetti.
Motor-bomba, dutos e aspersores compõem o equipamento para irrigação

A ela são devidos todos os agradecimentos pelo inestimável apoio, bem como ao diretor Aloysio Guapindaia, da DPDS / FUNAI-sede e, claro, ao presidente do órgão, Márcio Meira, que assim cumprem seu papel provendo as garantias necessárias à subsistência daquela comunidade indígena.

Ressalte-se ainda que a área Tremembé é a única Terra Indígena homologada no Ceará, consolidando de modo definitivo os direitos dos índios e sinalizando para que outras áreas do Estado venham a ser oportunamente devolvidas a seus habitantes originais.
 
Fonte: Blog FUNAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário