Todos os autuados receberam uma multa de R$ 1.239,33, pois, durante a medição, foi constatado que o índice de fumaça negra expelido era equivalente a 60% da escala de Ringelmann Reduzido, método utilizado para aferir o grau de poluição. A escala é composta de cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total, indicando 20, 40, 60, 80 e 100% de fumaça. As duas primeiras situações são as permitidas por lei.
O objetivo da Semace com essas ações é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pelos escapamentos dos veículos movidos a diesel que circulam com o motor desregulado. De acordo com Francisco Oliveira, coordenador do programa, a falta de manutenção nos carros é fator preponderante para que a fumaça fique fora dos padrões adequados e acabe poluindo o meio ambiente e até prejudicando a saúde humana.
Apoio
Durantes os três primeiros dias de blitze a Semace contou com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Já em Sobral, foi a vez da Federal (PRF) auxiliar a equipe da autarquia no controle do tráfego de veículos.
Fonte:Assessoria de Comunicação da Semace
Nenhum comentário:
Postar um comentário