quinta-feira, 16 de agosto de 2012
Ceará alcança melhores resultados do Nordeste no Ideb 2011
Em 2011, o Ceará superou o resultado esperado para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), na última terça-feira, dia 14. O indicador é constituído a partir da nota da prova que é aplicada pelo MEC aos alunos do 5° e 9° anos do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio e considera também os índices do fluxo escolar nestas etapas. As notas são relativas às redes pública e privada.
Os índices do Ceará superam a média das regiões Norte e Nordeste em todas as etapas. Foi o Estado que apresentou o maior crescimento nas séries iniciais. O IDEB da rede pública passou de 4,1 em 2009 para 4,7, alcançando a média da rede pública nacional. Conforme explica a secretária Izolda Cela, considerando a série histórica do IDEB, a rede pública do Ceará que, em 2005, obteve o baixo índice de 2,8, subiu quase 2 pontos, o que é muito significativo. “Para se ter uma ideia mais precisa deste movimento, a projeção que o MEC faz para a rede pública do Estado em 2019 seria 4,8 ” - ressalta.
Desempenho relativamente superior às médias das Regiões Norte e Nordeste e do Distrito Federal ocorreu no desempenho das séries finais do Ensino Fundamental. A rede pública do Estado do Ceará teve o segundo melhor nível de crescimento entre os estados brasileiros, juntamente com os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O índice da rede pública do Ceará passou de 3,6 para 3,9, alcançando a média da rede pública brasileira. A projeção do Ministério estabelece o índice de 4,0 para 2015 para esta etapa.
Izolda Cela explica ainda que os resultados de desempenho no ensino médio, de longe a etapa que apresenta os maiores desafios para o sistema educacional brasileiro, apresentou, em geral, um quadro de decréscimos e níveis muito baixos de crescimento. O Estado do Ceará manteve o índice que se equipara à média das redes estaduais brasileiras, 3,4. “Importante registrar que, pela primeira vez, a rede pública do Estado do Ceará alcança a média das redes públicas brasileiras nas três etapas da educação básica avaliadas pelo Ministério da Educação” - complementa a secretária.
Por entender que os desafios a serem vencidos em direção a um sistema público de qualidade ainda são muito grandes, O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, avalia estes resultados como bastante animadores. Para Izolda Cela, é um sinal muito evidente da efetividade de uma política que articula metas claras, ações vigorosas de apoio e acompanhamento, avaliação, incentivos e níveis elevados de responsabilização. “ Um outro pilar em que se firma esta política é a cooperação e parceria entre o Estado e os municípios cearenses, pois potencializa a força da administração pública na prestação do serviço à população”- reforça. No Ceará, 52,2% dos municípios alcançaram e/ou superaram a média da rede pública brasileira nas séries iniciais. A Seduc analisa como um crescimento muito significativo.
Conforme a secretária Izolda Cela, o Governo do Estado continuará envidando todos os esforços para que o Ceará continue com este ritmo de crescimento. Serão fortalecidas as ações de cooperação com os municípios através do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), que estendeu suas ações até o 5º ano, o PAIC +5, assim como os programas e ações direcionadas para a melhoria das escolas da rede estadual, especialmente do ensino médio.
Também haverá a continuidade no fortalecimento das Escolas Estaduais de Educação Profissional, o incremento fortíssimo na melhoria dos equipamentos e das estruturas da rede estadual, a melhoria das condições de trabalho dos profissionais e os projetos que visam tornar a escola de ensino médio mais atrativa para os jovens. De acordo com a Seduc, considerando, inclusive, o incentivo ao protagonismo da juventude como condição imprescindível para que as metas de melhoria sejam alcançadas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Seduc
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