segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Canindé combate o calazar


Este Município entra na campanha especial que objetiva combater a leishmaniose visceral canina, o calazar. A estratégia consiste na distribuição gratuita da coleira "Scalibor", produzida pela MSD Saúde Animal.

A Secretaria Municipal de Saúde e a MSD Saúde Animal doaram as coleiras para cães de famílias carentes. A ação é pioneira no Interior FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES

A coleira é o primeiro produto que consegue proteger o cão contra flebótomos, moscas e carrapatos com alta eficácia. Imediatamente após a sua colocação no pescoço do cão, começa a liberação do seu princípio ativo, a Deltametrina. Este se distribui de forma rápida e uniforme pela pele do cão até atingir todo o corpo.

"Canindé é a primeira cidade do Interior a ser beneficiada com o projeto piloto do Programa Federal de Controle da Leishmaniose Visceral, uma ação que englobará 12 Municípios em sete Estados brasileiros´´, diz a secretária de Saúde de Canindé, Clara Medeiros. No Ceará, as demais cidades são Fortaleza, Eusébio e também Maracanaú.

A ação inovadora contra o calazar é feita por critérios. O Município foi escolhido para o estudo por causa do grande número de cães com leishmaniose e por conta da gravidade da doença em humanos. A região considerada de risco.

Fonte: Portal Diario do Nordeste Online

O BLOG diz!!!!    seria bom que as autoridades de saúde  de Itarema seguisse esse exemplo de Canindé,  e fizesse   uma campanha  nesse sentido, devido ao numero de cães soltos nos distritos e sede  do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário