quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Número de mamografias cresce 33% no Ceará


 Quase 56 mil mulheres fizeram o exame preventivo de câncer de mama no primeiro semestre deste ano no Ceará. O aumento foi de 33 por cento se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram realizados quase 42 mil exames. Na principal faixa de idade para o exame, que é dos 50 aos 69 anos, o aumento também foi de 46 por cento. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre  Padilha, mais mulheres estão fazendo mamografia porque aumentou o número e a qualidade de atendimento a essas pessoas.
"A intensificação das estratégias de tratamento, combinada com um grande esforço, a expansão dos centros de radioterapia nos centros no Norte e Nordeste do país, no interior do Sul e Sudeste do País, são profissionais, médicos especializados em radioterapia, oncologia clinica, capacidade de diagnóstico."
No Ceará possui mais de 100 mamógrafos para atender à população, além de unidades e centros de atendimento de alta complexidade a pacientes com câncer, inclusive crianças. O aumento do número de mulheres que fizeram mamografia está ligado ao aumento do diagnóstico do câncer de mama e do tratamento da doença no país. Em 2012, o Ministério da Saúde investiu mais de dois milhões para a realização dessas mamografias no Ceará. Para ampliar e dar mais qualidade aos serviços de combate ao câncer de mama, o Governo Federal criou o Programa de Mamografia Móvel. O programa é levado onde a população está. Segundo o ministro Alexandre Padilha, a prioridade é atender os municípios com baixa adesão aos exames preventivos.
"O ministério estimulou alguns estados a adotarem estratégias de mamógrafos móveis, que possam mobilizar pontualmente uma parte da população, levar rapidamente em um período curto o acesso a esses exames nas localidades onde é muito difícil ter mamógrafo, onde é muito difícil ter assistência técnica, muito difícil ter um mastologista que possa concluir o diagnóstico, apostando na estratégia de que em algumas regiões do país para encurtar o tempo de espera, para ampliar o acesso, é  fundamental que os estados e municípios adotem estratégias de mamografia móvel."
 Além da criação do Programa de Mamografia Móvel, o Sistema Único de Saúde vai oferecer de graça um dos mais eficientes medicamentos de combate ao câncer de mama, o Trastuzumabe. O investimento do Governo Federal para isso vai ser de 130 milhões de reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário