terça-feira, 23 de outubro de 2012

OSTEOPOROSE: Doença também atinge homens acima de 50 anos


Ossos frágeis e o aumento das chances de fraturas são as principais características de quem têm osteoporose. A doença atinge principalmente as mulheres, porque os ossos delas são mais finos e mais leves e perdem cálcio rapidamente durante a menopausa. No entanto, os homens acima de 50 anos também não escapam de sofrer de osteoporose. Isso acontece por causa do envelhecimento. A osteoporose é silenciosa e pode causar o achatamento das vértebras, deixando a coluna da pessoa encurvada para frente. O médico geriatra e chefe da área da medicina interna do Into, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, ligado ao Ministério da Saúde, Salo Buksman, fala sobre os principais fatores de riscos que podem levar a doença.
 médico geriatra chefe da área da medicina interna do Into, Instituto Nacional de Traumatologia - Salo Buksman
"Tem mãe, pai que tiveram osteoporose essa parte genética constitui o fator de risco. As pessoas que fumam elas tem maior risco de desenvolver a doença, bem com o excesso de bebidas alcoólicas. Indivíduos que ingeriram pouco cálcio ao longo da sua vida também tem mais chance de desenvolver a doença. Os remédios principalmente os corticoides, cortisona podem aumentar muito o risco da doença e fazer com que ela ocorra antes da faixa etária".
O médico geriatra chefe da área da medicina interna do Into, Instituto Nacional de Traumatologia - Salo Buksman
"É uma boa ingestão de cálcio tido principalmente através dos lacticínios. Se ele tiver uma pequena exposição solar diária. Se ele fizer exercícios regulares, ele tem tudo para fazer um bom pico de massa óssea, e com isso ele prevenir a osteoporose em uma idade mais avançada".

"Reposição perfeita do cálcio. O ideal é a pessoa ingerir uma quantidade cálcio de um grama e duzentos até um grama e meio por dia. Assegurar que a vitamina D esteja normal. E medicamentos que por diversos mecanismos conseguem diminuir a perda óssea, ou aumentar a massa óssea".
 Para ajuda a combater a osteoporose, o Ministério da Saúde criou as Academias da Saúde, espaços públicos para praticar exercícios físicos com orientação profissional e de graça. Além disso, o ministério fornece medicamentos para osteoporose com 90% de desconto nas 20 mil farmácias da rede Aqui Tem Farmácia Popular. O Dia Nacional da Osteoporose foi lembrando nesse sábado 20 de outubro.
Reportagem, Alexandre Penido " Agencia do Radio"

Nenhum comentário:

Postar um comentário