domingo, 4 de novembro de 2012

BRASIL SORRIDENTE: Unidades odontológicas terão recursos adicionais para próteses dentárias

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou nesta quinta-feira, duas portarias para expandir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros. O reforço é para o Programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde. A primeira portaria libera sete milhões e meio de reais para a produção de próteses dentárias nos laboratórios regionais em 18 estados. A outra habilita 106 Centros de Especialidades Odontológicas para o atendimento a pessoas com deficiência. Ação faz parte do Plano Viver Sem Limite, do Governo Federal. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explica que a portaria vai trazer atendimento especializado para quem precisa.
"Hoje, o Ministério da Saúde credencia 106 CEOs em todo o Brasil, que vão receber mais recursos para tratar de forma adequada as pessoas com deficiência. Às vezes, uma criança, um adolescente, um adulto que tem deficiência mental, deficiência intelectual, alguns tipos, alguns tipos de deficiência física, visual e auditiva, ele precisa de um tratamento especializado, uma equipe mais preparada para cuidar. Às vezes, precisa de anestesia para um procedimento, e o Ministério da Saúde está especializando, qualificando os Centros de Especialidade para cuidar de pessoas com deficiência."
Os Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias já produziram até agosto mais de 250 mil próteses dentárias, devolvendo assim, a autoestima e a saúde bucal à população. A partir dessa portaria, o Brasil passa a ter quase mil e 400 municípios com laboratórios, um investimento anual do Ministério da Saúde de 111 milhões e meio de reais ao ano. Criado em 2004, o Programa Brasil Sorridente faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal. O programa prevê uma série de ações e medidas para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema Único de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário