quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Campanha Conte até 10 é lançada pelo MP cearense

A campanha de valorização à vida “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude” foi criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e parte da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). A campanha tem o objetivo de combater os homicídios cometidos por impulso e por motivos fúteis. São parceiros da iniciativa o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério da Justiça.
A campanha tem o objetivo de reverter a situação trágica da violência no Brasil. No Ministério Público do Estado do Ceará, os promotores de Justiça Elizabeth de Oliveira (Defesa da Educação) e Iran Sírio (coordenador do Centro de Apoio Operacional de Controle Externo da Atividade Policial) realizarão o lançamento oficial da campanha no dia 08 de dezembro, às 09h, durante o “MP na Comunidade: nosso atendimento é legal”, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Lions Jangada, na rua Camélia, 352, no bairro Cristo Redentor.
O Brasil ocupa a primeira posição mundial em homicídios. Só em 2010, 49.932 pessoas foram mortas. Em termos comparativos, é como se houvesse um massacre do Carandiru todos os dias, durante um ano inteiro. Nesse cenário, grande parte dos assassinatos são cometidos por pessoas que nunca mataram antes. Neste sentido, o promotor de Justiça Iran Sírio ministrará uma palestra abordando previamente a temática da campanha nacional, dia 22/11, às 10h, no encontro do Núcleo de Mediação Comunitária da Jurema, no Lar Fabiano de Cristo, na avenida Dom Almeida Lustosa, 4395 – Jurema, Caucaia.
A campanha nacional promove a reflexão, motivando o cidadão a contar até 10 antes de praticar qualquer ato de violência por impulso, trazendo lutadores mundialmente reconhecidos, como: Anderson Silva (campeão mundial peso-médio do UFC); Júnior Cigano (campeão mundial peso-pesado do UFC); Leandro Guilheiro (duas vezes medalhista olímpico de Judô); e Sarah Menezes (campeã olímpica de Judô em 2012). A mensagem é de que a raiva passa, a vida fica.
Elizabeth de Oliveira informou que, a partir do ano que vem, o Ministério da Educação disponibilizará o material didático que será distribuído em escolas, ocasião em que ela expedirá uma recomendação a todas as Secretarias Executivas Regionais. “As pessoas tem que se conscientizar que a prevenção da violência começa a partir de delas mesmas. O retorno vem para as próprias pessoas que praticam a paz”, disse, ressaltando que as transformações acontecem do micro para o plano macro.
   
 Fonte: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário