terça-feira, 13 de novembro de 2012

DIABETES: Mais de quatro milhões de diabéticos retiram remédios de graça pelo Farmácia Popular


Mais de quatro milhões de pessoas já retiram de graça medicamentos para diabetes por meio da estratégia Aqui Tem Farmácia Popular. A marca faz parte do programa Saúde não tem preço, do Ministério da Saúde. A diabetes é uma doença que não tem cura e está relacionada com os níveis elevados de açúcar presentes na circulação sanguínea. Por esse  motivo o Ministério da Saúde distribui de graça medicamentos para o controle da doença desde 2011. Só em outubro deste ano, mais de um milhão de pacientes foram atendidos pelo Programa Farmácia Popular. O diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Junior, diz que a distribuição de graça dos medicamentos para diabetes é uma das prioridades do Ministério da Saúde.
"Esse aumento que tivemos ao longo desse período, ela representa que estávamos certos ao escolher a diabetes como uma doença que necessita a garantia do medicamento de forma gratuita. Porque são muitos pacientes diabéticos no Brasil. E a oferta gratuita dá ao paciente diabético no Brasil, a garantia de que a sua condição de saúde é uma das prioridades do Ministério da Saúde".
Diz ainda que os medicamentos ajudam na redução de complicações da doença.
"Nós esperamos que obviamente as pessoas façam o uso dos medicamentos. E que possa essa utilização reduzir complicações advindas do diabetes, sejam elas reconsultas, sejam elas internações ou mesmo até procedimentos cirúrgicos que isso a gente sabe que são procedimentos mais complexos, muito mais invasivos".
Os medicamentos para diabetes de graça estão disponíveis em 20 mil farmácias em todo o País. Para retirar o medicamento, basta o paciente levar o documento original de identidade e a receita médica acompanhado de cópias. Para prevenir e combater a doença, o Ministério da Saúde oferece também academias de ginástica com o Programa Academias da Saúde.                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário