terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Em Canindé: Mestra da Cultura Dona Dina e vaqueiros encerram nesta quarta (19/12) a turnê de “ABOIOS - O Som do Sertão”

Depois de circular por cidades cearenses, o grupo A Rainha e os Vaqueiros termina nesta quarta-feira, dia 19 de dezembro, a turnê do show “ABOIOS – O Som do Sertão. O encerramento será em Canindé, cidade natal do grupo de vaqueiros-aboiadores, que tem à frente Dina Martins, ou Dona Dina, como é conhecida a Mestra da Cultura Tradicional Popular. A apresentação será às 19 horas na Casa Paroquial, com acesso gratuito. 
O encerramento da turnê será marcado também pela realização de duas oficinas em Canindé, direcionadas para os filhos dos vaqueiros. Oficina de Fotografia, de 18 a 20, das 18h às 21h (com atividades de rua pela manhã e à tarde), e Oficina de Introdução à Linguagem do Audiovisual, nos dias 19 e 20, das 8h às 12h e das 14h às 16h. Estas atividades acontecerão na sede da Associação dos Vaqueiros, Boiadeiros e Pequenos Criadores da Microrregião dos Sertões de Canindé (AVABOCRI). 
O show “ABOIOS – O Som do Sertão”, patrocinado pela Coelce, é uma homenagem a Luiz Gonzaga, com repertório do Rei do Baião interpretado pelo grupo, que se apresenta trajado a caráter, com gibão, perneira, peitoral, chinelo e chapéu de couro. Dona Dina e o grupo apresentam uma sequência de dez músicas, fruto de uma pesquisa sobre o cancioneiro popular dos vaqueiros-aboiadores, baseadas em suas vivências e em poesias que admiram, em especial, do Rei do Baião. Os aboiadores artistas também utilizam o improviso e interagem com o público, deixando evidente uma de suas propostas, que é de preservar o caráter natural do homem do campo. Além das músicas apresentam contos, ‘causo’, versos, poesias, toadas e trechos de cordéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário