O Ministério Público do Estado do Ceará firmou hoje, dia 1º, dois
Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com a Prefeitura de Umirim, no
Litoral Oeste. Um deles trata da regularização do transporte escolar e o
outro estabelece a elaboração do Plano Integrado de Gerenciamento de
Resíduos Sólidos num prazo de 180 dias. A iniciativa é do promotor de
Justiça Cláudio Feitosa Frota Guimarães.
O primeiro TAC pede que a administração municipal sane
todos os problemas que foram apontados em relatório feito pelo Detran/CE
sobre o transporte escolar. De acordo com os fiscais, foram verificadas
diversas irregularidades nos veículos, como ausência de cinto de
segurança e de extintores. Além disso, há motoristas que não possuem a
carteira de habilitação tipo “D”, necessária para quem conduz veículos
motorizados com mais de oito pessoas. O prazo dado para os ajustes é de
180 dias.
O outro Termo de Ajustamento de Conduta selou a formulação
do Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos, que
deve ser elaborado pela Prefeitura também em 180 dias, incluindo a
construção de um aterro sanitário. Antes disso, o poder municipal tem um
prazo de 30 dias para solicitar junto à Semace o Termo de Referência
para preparar o plano.
O TAC oficializa ainda outras coisas: a Prefeitura vai
contratar profissionais especializados e regularmente habilitados para a
elaboração de relatórios semestrais de monitoramento do aterro
sanitário; o Município deve também recuperar as áreas anteriormente
destinadas aos lixões e se abster imediatamente de realizar queimadas
nesses lugares. O poder municipal deve ainda retirar os animais
existentes na área interna do lixão e manter a vigilância para evitar
que eles retornem ao local.
Fonte: ASCOM
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