segunda-feira, 10 de junho de 2013

Estado do Ceará deve vacinar mais de 564 mil crianças contra a pólio

A Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil deve vacinar mais de 564 mil crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade no Ceará. Para o estado cearense, foram repassadas mais de 891 mil doses da vacina para atender o público alvo da campanha. A doença é contagiosa e afeta principalmente o intestino e o sistema nervoso das crianças podendo provocar a paralisia de um dos membros inferiores ou até mesmo matar. Durante todo o período da vacinação, o mascote da campanha, o Zé Gotinha, vai estar presente em todos os postos de saúde para lembrar aos pais a importância da vacina. Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a campanha também serve para checar se o cartão de vacina da criança está em dia.

"É muito importante participar desse momento da campanha de vacinação. Por que o momento da vacina pela boca, da gotinha é um momento que protege não só a criança, mas ajuda a proteger todo o meio ambiente da possibilidade do vírus selvagem que pode causar paralisia infantil. E também é uma chance do pai, da mãe, da família para checar se o calendário de todas as vacinas da criança até cinco anos de idade está em dia ou não. E ai se não estiver em dia poder programar junto ao posto de saúde qual que é o melhor dia para atualizar as vacinas".
 A Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil começou neste último sábado e vai até o dia 21 de junho. Ao todo, serão 115 mil postos de vacinação distribuídos em todo o país. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 12 milhões de crianças de seis meses e menores de cinco anos de idade em todo o Brasil. A vacina contra a paralisia infantil é extremamente segura e não há contra indicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário