quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

a radio liberdade am de Itarema transmitiu ao vivo em cadeia com a radio senado

Tasso Jereissati faz balanço de mandato e mantém críticas ao Governo

"O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) realizou seu discurso de despedida do Senado Federal, na tarde desta quarta-feira (8). O representante do povo cearense fez um resgate da sua história e prestou conta do mandato de oito anos na Casa. “Em 19 de março de 2003, subi pela primeira vez a esta Tribuna, como Senador da República. Reporto-me àquele momento porque desejo, além de trazer minha despedida, prestar contas dos compromissos que assumi naquele dia, perante os demais senadores, perante o Brasil e, especialmente, diante de todos os cearenses, de defender os interesses do nosso Estado e de sua gente.”, afirmou Tasso.

No início do pronunciamento, o senador realizou um agradecimento especial ao senador eleito Aécio Neves, do PSBD de Minas Gerais. Tasso deveria ter realizado o discurso de despedida na semana passada, mas devido pedidos de vários senadores queriam participar o momento, principalmente Aécio, o pronunciamento foi adiado para hoje.

Tasso relatou a “briga” que comprou para conseguir derrubar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e alertou que “Qualquer tentativa de recriação da CPMF hoje, nada mais seria do que um evidente estelionato eleitoral, vindo de uma candidata eleita que se comprometeu com o Brasil em diminuir a carga tributária.”

Os escândalos envolvendo membros do Governo também foram destaque na fala de Tasso Jereissati. “O tesoureiro do PT [Delúbio Soares], sem nenhum cargo ou função dentro do Governo Federal, transitava sem o menor constrangimento, até mesmo neste plenário, em colóquios e cafezinhos com representantes de mega-empreiteiras e senadores da base aliada. Do que estariam tratando, qual o seu interesse comum? Denunciei essa perniciosa relação, cobrando providências do Governo. Mas, para minha enorme decepção, o que sobreveio foi um processo por injúria contra mim no Supremo Tribunal Federal, movido pelo Partido dos Trabalhadores e por Delúbio, posteriormente arquivado por aquela Corte.”

Tasso também relatou que foi ele e o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) que trouxeram à tona o publicitário Marcos Valério, acusado de participar de um dos maiores escândalos na política brasileira, o Mensalão.

Segundo o senador, os problemas na política fazem parte de um “largo rosário de desvios de conduta dentro do Governo. Ele chamou a atenção o fato de que nada menos que dois ministros da Casa Civil, José Dirceu e Erenice Guerra, caíram por envolvimento em escândalos.

“Fica claro que ali, no coração do governo, era onde a serpente punha seus ovos. Bingos, Celso Daniel, Vampiros, Toninho do PT, Correios, Sanguessugas, Dólares na Cueca, Francenildo, Aloprados, ONG´s, Bancoop, Getech, Gautama para citar apenas alguns, são verbetes da enciclopédia de escândalos que envolveram o Governo, o Partido dos Trabalhadores e seus aliados.”, destacou.

O presidente Lula também foi alvo de críticas, pois, segundo o representante cearense, ele acabou se tornando uma “decepção” para todos. “Lula foi uma decepção, em vários sentidos. Lula nos decepcionou como político, como liderança comprometida com a ética e a honestidade, como símbolo da mudança nas relações do governo com a sociedade, do Executivo com os demais poderes e acima de tudo, como esperança de algo realmente novo na vida nacional. A sua conivência com a desonestidade e sua fraqueza diante dos malfeitos de seus companheiros e aliados, não estão de forma alguma à altura das expectativas que o povo brasileiro tinha nele”, afirmou Tasso.

Mas o senador também elogiou alguns ministros que passaram pelo Governo Federal. “O caso do Ministro Mantega e do Ministro Meirelles, que tão bem souberam administrar a crise econômica. O ex-Ministro Patrus Ananias, que teve a sabedoria de dar continuidade e ampliar os programas de transferência de renda do Governo Fernando Henrique. A ex-Ministra Marina Silva que resistiu o quanto pôde às tentativas do governo de violação das políticas de meio ambiente e de preservação da Amazônia. Não posso deixar de mencionar, também, a seriedade com que o ex-ministro Palloci conduziu a política econômica do país.”, comentou.

Tasso fez ainda um balanço de alguns projetos que apresentou, como a “correção mais justa do FGTS; combate ao trabalho escravo; tipificação como crime da venda de bebidas alcoólicas para menores; aumento das penas nos crimes relacionados ao tráfico de drogas em escolas e universidades; proibição de venda de bebidas alcoólicas nas estradas; distribuição regional do gasto federal; obrigatoriedade de a Caixa Econômica Federal priorizar a aplicação de recursos no Norte, Nordeste e Centro-Oeste; criação das ZPE´s; extensão dos benefícios do Fundo de Garantia-Safra aos pequenos proprietários e arrendatários de terras; criação de um Fundo de Formação de Poupança e Desenvolvimento da Educação Básica, com recursos da exploração de petróleo e gás, entre outras.” O senador Jereissati lembrou ainda da sua luta no combate a violência.

Já no final do discurso, Tasso fez um alerta. “Não tenham ilusão quanto ao atual projeto de poder. Está em jogo a democracia brasileira! Durante esse governo a liberdade de expressão esteve permanentemente em risco. Presenciamos recorrentes tentativas de calar a imprensa, das quais menciono algumas: a ideia da expulsão de um correspondente estrangeiro; a esdrúxula iniciativa de criação de um Conselho Federal de Jornalismo; e a disfarçada iniciativa de controle de conteúdo da mídia, sob o manto da defesa dos direitos humanos.”

O pronunciamento foi finalizado com um agradecimento especial ao povo cearense:

“Finalmente meu agradecimento a todos os cearensespatrimônio a credibilidade e o respeito que angariei, ao longo de toda minha vida pública, junto aos cearenses. Uma gente que não nos pede nada além de que permaneçamos dignos, lutando ao seu lado e defendendo o Ceará. Com eles me reencontrei, mais de perto, nestas últimas eleições. E como prometi, com eles estarei, para sempre.

A todos o meu muito obrigado.”

Após o discurso do senador Tasso Jereissati, outros membros do Senado Federal se inscreveram para relatar a importância que Tasso teve na Tribuna. A coragem, ética e a dignidade do senador cearense esteve presente nos pronunciamentos de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário