sábado, 12 de março de 2011

VI Cavalgada de São José homenageia padroeiro

Clique para Ampliar
Devotos de São José, todos os anos, participam de devoção ao santo participando de passeio a cavalo
FOTO: ALEX PIMENTEL


Cavaleiros e amazonas abrem festejos em homenagem ao santo padroeiro do Ceará na cidade de Quixadá
Quixadá. Admiradores e adeptos de um bom passeio a cavalo terão a oportunidade de apreciar e participar de um agradável espetáculo sobre quatro patas, cada vez mais raro no interior do Ceará e Brasil afora. Hoje, homens, mulheres e crianças percorrerão mais de 30km, do Centro de Quixadá à vila do Distrito de Custódio, na zona rural deste Município. Será a VI Cavalgada de São José, incluída nos festejos em homenagem ao padroeiro do Ceará.

A programação tem início às 9 horas, com concentração diante da Igreja Matriz. Após receberem a bênção, cavaleiros e amazonas iniciarão a cavalgada. Deverão chegar por volta do meio-dia na Serra do Padre, cumprindo metade do percurso. Após descanso e almoço coletivo, continuam a jornada até a igrejinha do Custódio. A marcha deverá chegar ao seu destino por volta das 17 horas. Mais uma vez os montadores e seus animais serão abençoados.

Segundo Pedro Wilson Oliveira, idealizador e um dos organizadores da cavalgada, este ano são aguardados mais de 500 participantes. Caravanas de cidades vizinhas e até de outros Estados confirmaram presença. Fazem questão de participar do cortejo a trote como forma de assegurarem a preservação da tradição herdada dos colonizadores. "As cavalgadas estão desaparecendo. Precisamos resgatá-las. O sertanejo está trocando o velho pangaré pela motocicleta", ressalta o organizador.

A figura do vaqueiro também está sumindo nas matas sertanejas. Por esse motivo, a Comitiva da Esperança, como se autodenomina a equipe formada por cavaleiros e religiosos, responsável pela realização da cavalgada e dos festejos, incentiva os tangedores de gado a participarem trajando gibões e chapéus de couro. O berrante para tocar o compasso da marcha religiosa já está garantido. Passará de mão em mão até a porta da igrejinha do Custódio. Ali, mais uma vez saúdam São José e participam da festa.

A comemoração seria mais especial este ano. Pelas contas dos devotos e moradores do Custódio, a capela da comunidade completaria seu primeiro centenário. Todavia, conforme a agente pastoral Fátima Liduína Ribeiro, quando os registros diocesanos foram verificados constaram ainda faltar três anos para a data peculiar.

Para homenagear os fiéis, pela dedicada devoção, o bispo de Quixadá, dom Ângelo Pignoli, ordenou a transformação da igrejinha em área pastoral. Em seguida, receberá o título de paróquia. As comemorações de São José, na vila do Custódio, tiveram início na última quinta-feira. As novenas seguem até o dia 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário