sábado, 18 de junho de 2011

Campanha Contra Febre Aftosa apresenta resultados parciais positivos. O Estado já alcançou a meta de 90%

Clique para Ampliar
Produtores cearenses foram incentivados a participar da campanha de vacinação
FOTO: ANTÔNIO VICELMO

Fortaleza Cerca de 92% do rebanho cearense foi vacinado na primeira etapa da Campanha Contra a Febre Aftosa, segundo dados consolidados até a manhã de ontem. O resultado é parcial, já que a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), até a meia-noite de ontem, ainda computava os dados da campanha. O Ceará, que tem cerca de 2,5 milhões de bovinos e 140 mil criadores, já alcançava a marca de mais de 100 mil cabeças vacinadas a mais do que o ano de 2010. Um dado que o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, comemora. "Ainda tem muita vacinação para ser registrada, principalmente, daqueles produtores que compraram as vacinas e aplicaram em casa mesmo. Mas esta marca é um recorde no Ceará", afirmou.

Na próxima segunda-feira, a SDA divulgará o número final da campanha, no Ceará, mas já antecipou que a meta de 90% do rebanho vacinado já foi alcançada. No mesmo dia, a Adagri, que é o órgão responsável pela execução do Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa no Ceará, emitirá uma lista com os produtores inadimplentes e, a partir daí, fará a vacinação assistida junto aos criadores. Quem não cumprir os prazos, além da imunização compulsória e multa no valor de R$ 13,43 por cabeça, a fazenda poderá ser interditada e ainda ter o nome incluído na dívida ativa do Estado.

Segundo o secretário, o Ceará está implementando ações para atingir a classificação de zona livre da febre aftosa com vacinação. "Temos que estruturar os escritórios locais e regionais; ampliar o número de escritórios e tamanho das equipes; além de disponibilizar barreiras de fiscalização", afirmou.


fonte Diário do nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário