terça-feira, 7 de junho de 2011

Comissão debate medidas contra o abuso sexual de crianças em Itapipoca

Seminário regional da campanha "Quem Cala, Consente"
07.06.2011

 
A deputada Bethrose (PRP) disse, na tarde desta terça-feira (07/06), que a violência sexual contra crianças e adolescentes não deve ser tratada como tabu e defendeu a mobilização de toda a sociedade para combater a exploração de crianças e adolescentes. A declaração foi feita durante o primeiro seminário regional da campanha “Quem Cala, Consente – Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes é Crime”, que foi realizado em Itapipoca.

De acordo com a parlamentar, a intenção da Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa é tornar a campanha permanente. "Queremos reforçar essa ideia passando por todas as regiões do Estado, incentivando todos a agir contra a violência sexual", ressaltou a deputada, informando que a cada dia cresce o número de crianças que sofrem esse tipo de abuso.

A psicóloga Helena Damasceno conduziu uma palestra, onde explicou como a violência sexual pode desestruturar a vida de um jovem. Ela avaliou que a exploração de um adolescente pode ser tão traumatizante quanto a de uma criança. "Esse tipo de abuso vem acompanhado de abuso psicológico, violência física, omissão, negligência por parte da família, entre outros, que são apenas alguns dos males que vêm acompanhados do estupro", afirmou a especialista.

Helena reforçou a necessidade de denunciar a violência sexual através do Disque 100, o Disque Denúncia Nacional Contra a Violência Sexual. Por meio deste número, podem ser feitas denúncias gratuitamente, em nível nacional, e com sigilo garantido. “Não denunciar é permitir que mais e mais crianças sejam vítimas desse tipo de abuso”, refletiu a psicóloga.

Durante os seminários, cada município formará seu grupo de trabalho para construir o Plano de Ações Estratégicas (PAE) para prevenir e combater a violência sexual infanto-juvenil. O Plano será elaborado e executado seis meses após a realização dos debates. As escolas que elaboraram os PAEs receberão o Selo Escola Cidadã, da Assembleia Legislativa, em reconhecimento à contribuição social da instituição à sociedade.

Também participaram do seminário os deputados Edísio Pacheco (PV), Fernanda Pessoa (PR), além de representantes da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) de Itapipoca, do Centro de Referência de Assistência Social e das prefeituras de Tururu e São Gonçalo.
PE/JU


Fonte:Agência de Noticias da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário